O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o país. Uma nova data ainda não foi definida.
A decisão de adiar a prova foi por conta das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No país foram cerca de 2,5 milhões de inscritos.
De acordo com Pimenta: “Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”.
Enem dos concursos
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou “Enem dos Concursos” vai unificar em uma prova o processo de seleção dos servidores públicos. Os candidatos farão uma única avaliação e poderão concorrer a diversas vagas.
Ao todo, são 6.640 oportunidades em 21 órgãos do governo federal. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem para simplificar o acesso a vagas nos órgãos federais. A perspectiva é criar um processo mais inclusivo e economicamente viável.