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Em outubro, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou 837.419 casos de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, equivalendo a uma ocorrência a cada 3,2 segundos. Isso representa um aumento de 2,3% em comparação com setembro.
O setor mais impactado foi o de bancos e cartões, respondendo por 50,2% das ocorrências, enquanto o setor de serviços foi o menos visado, com 28,2%.
A Serasa Experian apontou que o crescimento nas tentativas de fraude nos últimos meses do ano está associado ao aumento nas compras e no uso de crédito. Muitos criminosos buscam roubar identidades para solicitar empréstimos e abrir contas bancárias.
A prevenção de fraudes é considerada uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias.
A Serasa Experian destaca a importância de ferramentas eficazes, como medidas de segurança e autenticação em camadas, que envolvem tecnologias como biometria facial, verificação de documentos, dispositivos e identidade, como a melhor opção para proteger informações pessoais e financeiras.
Os consumidores com idades entre 36 e 50 anos foram os mais visados pelos fraudadores, representando 35,8% das vítimas, enquanto aqueles com até 25 anos tiveram a menor incidência, com 7%.
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Em outubro, todas as unidades federativas do Brasil registraram aumento nas ocorrências fraudulentas. A região Norte se destacou, liderando o ranking com as maiores variações em estados como Rondônia (3,1%), Amazonas (2,7%), Acre (2,7%), Tocantins (2,6%) e Roraima (2,6%). São Paulo teve a maior participação, respondendo por 28,8% das investidas criminosas, totalizando 241.379 casos.
O indicador também revelou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil.
O Distrito Federal liderou o ranking entre as unidades federativas, com 6.376 casos, seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251).
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