Com a pandemia no ano de 2020, várias pessoas perderam seus empregos de forma repentina e precisaram buscar alternativas rápidas para trabalho e assim continuar tendo uma renda mensal para lidar com despesas pessoais. Foi dentro desse cenário principalmente, que o formato de trabalho “freelancer” se destacou e tomou conta de um grande espaço em meio a muitas pessoas.
Mesmo no período pós pandemia, em 2022 esse formato se consolidou e continuou sendo um método de trabalho crescente, ou seja mesmo com a inconstância que esse formato pode trazer, ele ainda possui sua segurança e traz benefícios para os que utilizam dele. Segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE) a expectativa é que isso se mantenha e aumente de acordo com a aderência a esse método das grandes empresas.
A partir dos dados coletados pelo BNE, os 10 principais setores que se destacaram em 2022 nesse meio de contratação profissional foram: Comércio; Logística; Saúde; Consultoria; Informática; Serviços Pessoais; Marketing; Imobiliária; Construção e Financeiro. Para José Tortato COO do BNE, a busca por freelancers tem se destacado cada vez mais em diversos setores. “A partir de nossos levantamentos, notamos que tem se aumentado a quantidade de setores e áreas em busca de freelancers, áreas essas que antes não se destacavam mas hoje aderiram e se adaptaram muito bem a esse formato de contratação.” explica Tortato.
Leia também: Como funciona o contrato de trabalho de um freelancer? Quais os direitos?
Segundo o BNE, os principais estados são: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Com o crescimento da variedade de áreas e setores na contratação de freelancers, é possível perceber também que mais estados se destacaram e buscam esse método de prestação de serviço, tendo em vista a sua consolidação no mercado de trabalho nacional”, finaliza o COO do BNE.
Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…