Nesta terça-feira, a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) divulgou os procedimentos para emitir a certidão de exercício de atividade rural, que concede aos indígenas acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A portaria completa foi publicada no Diário Oficial da União, com um tamanho de 464 KB.
Leia também: Observatório Descobriu 42 Políticos Com Fazendas Em Terras Indígenas
A nova regra tem como objetivo garantir o reconhecimento das atividades agrícolas, extrativistas, pesca artesanal ou artesanato realizadas pelos indígenas. Com isso, eles poderão ter acesso a benefícios como salário-maternidade, aposentadoria por idade e invalidez, seguro defeso, auxílio-reclusão, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte.
A certidão de exercício de atividade rural deve ser solicitada nos postos da Funai. É necessário apresentar o RG, CPF do requerente e um documento que comprove o exercício da atividade, seja individualmente ou em regime de economia familiar.
Leia também: Câmara Aprovou O Marco Temporal De Demarcação De Terras Indígenas
“Independentemente do local de residência ou exercício das atividades, a Certidão de Exercício de Atividade Rural – CEAR é emitida para indígenas, sem restrição à área rural, terras indígenas ou a qualquer fase do procedimento demarcatório. Isso não afeta a condição de segurado especial indígena perante o INSS”, afirmou Joenia Wapichana, presidente da Funai.
Por: Gabriel Dau
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…