A automatização de processos é imprescindível para focar em atividades cotidianas que fazem com que empresas se desenvolvam. Softwares de controle de vendas são uma das soluções disponíveis no mercado quando o objetivo é otimizar toda a operação que envolve a venda, e já são utilizados há alguns anos por empresas que processam um volume grande de atendimentos por mês.
Mas concentrar todas as informações relacionadas às vendas em um só lugar não é uma alternativa somente para grandes corporações. As opções de pacotes de funcionalidades e até mesmo a simplicidade na utilização dessas ferramentas tem chamado a atenção também dos micro e pequenos empresários.
O aumento da produtividade é um dos principais benefícios que os softwares de controle de vendas proporcionam. A eliminação do trabalho manual poupa o tempo dos vendedores, além de diminuir a possibilidade de erros que causam retrabalho. Um exemplo de situação que é evitada ao utilizar esse tipo de solução é a venda de produtos indisponíveis. A integração entre frente de caixa (PDV) e estoque elimina a possibilidade de enganos.
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Consolidar todas as informações em um mesmo ambiente também agiliza o compartilhamento de dados entre colaboradores de setores diferentes. Aliar referências sobre o comportamento de clientes reais com resultados apurados na baixa automática no financeiro é algo que se pode fazer em poucos minutos ao apostar nessa ferramenta de trabalho.
Em junho, quase 2 mil buscas pelo termo “controle de vendas” foram feitas no Google, de acordo com a Semrush.
O primeiro desafio para quem nunca utilizou uma ferramenta para controlar vendas geralmente é a escolha do plano ideal dentre as opções que o mercado oferece.
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Visualizar quais são os gargalos que impedem ou atrasam a conversão, analisando a situação atual da empresa, é o primeiro passo. A partir deste diagnóstico, vale avaliar as funcionalidades a seguir:
Essa ferramenta permite que a empresa gerencie clientes e consumidores em potencial e identifique oportunidades de negócio ao longo do processo de vendas.
Com ela, é possível monitorar todas as etapas do funil de vendas, classificando e armazenando os contatos de clientes e de pessoas que ainda não compraram, mas têm interesse nos produtos ou serviços oferecidos pelo negócio..
Ao conseguir, de forma simples, identificar quais leads são mais promissores, fica mais fácil pensar em estratégias para aumentar a taxa de conversão e a fidelização de clientes. Além disso, o atendimento personalizado faz com que os clientes se sintam especiais para a marca.
A ferramenta também fornece insights sobre o desempenho da equipe de vendas e identifica pontos de melhoria. Esses dados podem se transformar em insumos para um treinamento dos profissionais, por exemplo.
Automatizar trabalhos que antes eram realizados manualmente ajuda a poupar tempo e recursos. Ferramentas de automação para vendas se propõem a reduzir o número de erros no processo, o que acaba por melhorar a experiência do cliente.
Tarefas como criação de propostas, geração de contratos, registro de vendas e análise de métricas, quando feitas de forma automatizada, dão liberdade para que a equipe de vendas concentre-se em atividades estratégicas e em construir um relacionamento mais próximo com o cliente.
Essa funcionalidade, que inclui a coleta, organização e interpretação de dados de vendas, ajuda a entender a saúde do negócio e identificar oportunidades de melhoria.
A análise de vendas fornece uma visão do desempenho da equipe de vendas, incluindo informações como taxa de conversão, tempo médio de venda, ticket médio e outros indicadores de performance.
A ferramenta também permite que a equipe de vendas avalie a eficácia de campanhas de marketing e determine a melhor estratégia de alocação de verbas. Nada como se basear em dados concretos para a tomada de decisões.
Softwares de controle de vendas permitem que diferentes equipes se alinhem e compartilhem informações importantes, sem margem para erros ou esquecimentos.
Enquanto vendedores obtêm informações importantes sobre o mercado, o time de marketing entende o comportamento dos clientes de sua empresa. Outros departamentos, como atendimento ao cliente, produção, logística e financeiro, também são essenciais para as vendas.
Integrá-las a partir de softwares nas comunicações do dia a dia acaba criando uma experiência excepcional ao cliente. Dessa forma, ele recebe os produtos em dia e com as especificações corretas, e as empresas conseguem fazer um pós-venda de qualidade.
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