Chamadas

Funcionário recebe por engano R$ 1 milhão e foge

No Chile, um funcionário recebeu um depósito por engano de 281 pesos chilenos (R$ 1,6 milhões). Sacou o dinheiro e depois fugiu.

A empresa onde ele trabalhava o notificou a devolver o dinheiro, conforme informou o jornal Clarín. Ele deveria ir até a uma agência bancária, mas não apareceu. 

Muitas tentativas foram feitas, até que a empresa conseguiu falar com o homem. O funcionário disse que tinha dormido e que iria até à agência no dia seguinte, porém não foi.

Para surpresa da empresa, um advogado se apresentou como defensor do empregado, dizendo que o cliente não iria devolver o dinheiro porque o erro não foi dele. Nisso ele entregou a direção uma carta de demissão voluntária feita pelo funcionário.

A empresa entrou com uma ação na Justiça contra o homem por “apropriação indevida” e ainda não teve o dinheiro de volta.

O que faria você no lugar dele? O que é honestidade?

Segundo o dicionário, a honestidade é qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos.

Então, temos que crer que uma pessoa honesta devolveria o dinheiro a empresa, já que a quantia foi depositada por engano e não pertencia a ele.

Consciência

Sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior. Será que alguém fica em paz consigo mesmo, tendo um dinheiro que não é seu?

Devolver

Dar, entregar ou enviar de volta; restituir. São palavras que combinam com pessoas que são honestas, que nunca vão ficar com coisas que não pertencem a elas.

O que diz a lei brasileira

Um empregado verifica que foi depositado em sua conta pela empresa onde trabalha um valor por engano. 

O trabalhador embora fique super feliz, deve ter em mente que o dinheiro não lhe pertence, portanto, não pode simplesmente gastar e fazer o que bem entender com recursos que não lhe são de direito!

Mesmo que o empregado contemplado com o depósito ou recebimento de dinheiro por equívoco não tenha percebido, não é permitido ser omisso. Ele terá que devolver o dinheiro ao seu verdadeiro dono, sob pena de configurar o que se chama no meio jurídico de “enriquecimento sem causa”.

Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir […]

Mesmo que você não tenha percebido que o valor entrou em sua conta e acabou gastando, será obrigado a fazer o ressarcimento. 

Apropriação indébita

É o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

43 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

2 horas ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago