A manhã deste sábado, 14 de agosto, fica mais triste para o mundo automobilístico e para a economia do país. Morreu hoje, o médico brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo automobilístico CAOA, aos seus 77 anos.
“Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirmou a diretoria do Caoa em nota.
A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.
Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.
O velório será hoje no Cemitério do Morumbi, a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30.
Dr. Carlos iniciou sua jornada no setor automotivo em 1979, na Paraíba, seu estado natal, quando o médico decidiu comprar um Ford Landau, mas a concessionária havia falido antes da entrega de seu carro.
Com o faro apurado para os negócios, ele decidiu comprar a loja já descontando o valor do seu Landau, dando inicio assim ao que se tornaria um império no mercado brasileiro, onde então surgia o Grupo CAOA, nome formado por suas iniciais.
Em pouco tempo Dr. Carlos se tornou o maior revendedor da Ford no país, porém com a abertura das importações em 1990 decidiu procurar uma montadora para trazer ao país, fechando então com a Renault, onde começou a importar oficialmente os veículos da marca em 1992.
Pouco tempo depois, devido a alguns desentendimentos o grupo finaliza a parceria com a Renault, quando em 1998 assumia as operações da Subaru. Já em 1999 começou a importar os carros da sul-coreana Hyundai, em que manteve a parceria e investimentos por muitos anos.
Por fim, no ano de 2017 o Grupo CAOA realizou uma aliança com a chinesa Chery onde segue crescendo exponencialmente o número de vendas da marca.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…