A fusão entre duas empresas pode ser um processo positivo para o crescimento de um negócio, porém não é um caminho fácil e nem rápido. Muitos desafios poderão surgir até a finalização do ciclo, por isso é importante alinhar os propósitos e, principalmente, ter uma boa comunicação com os colaboradores das empresas envolvidas. O processo de fusão entre a EADBox e a Edools, onde surgiu a HeroSpark, durou cerca de cinco meses. E, até a finalização, nenhum colaborador participou desse processo.
Eu, ao lado do nosso COO, Rafael Carvalho, tomamos muito cuidado nessa comunicação. Ambos os times sempre vestiram muito a camisa, viam as empresas como concorrentes mortais – imagina você trabalhar durante anos com o objetivo de se destacar mais do que o concorrente e, de um dia para o outro, você se tornar parte desse concorrente? Por isso, quando o processo foi finalizado, o principal ponto foi a transparência com os colaboradores das duas empresas. Alinhamos muito bem um plano onde garantimos, mesmo que minimamente, a tranquilidade do novo ambiente de trabalho. Mostramos que a partir daquele momento, o propósito passou a ser um único. Apresentamos para cada uma das pessoas como, após a fusão, seria o futuro deles na companhia.
Para nos auxiliar na comunicação, criamos um vídeo e uma apresentação para vender o sonho da empresa que seria construída, e procuramos responder todas as dúvidas, além de promover a comunicação entre os times de ambas empresas. Assim, as pessoas se conheceram e começaram com uma interação, algo extremamente necessário.
A comunicação bem sucedida é um desdobramento de um plano de transição e de fusão bem feito. É importante deixar claro os próximos passos, responder todas as dúvidas dos funcionários e empoderar os líderes. Detalhar o projeto e tudo que acontecerá após a fusão é fundamental para evitar problemas futuros.
*Por Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, plataforma que transforma conhecimento em negócios digitais. Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Londrina, possui vasta experiência em estratégia, operações, marketing digital e desenvolvimento de produto.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
View Comments
o importante nisso tudo e a informação para os colaboradores, a forma como tudo isso é passado é muito importante....