A minissérie “Gaslit” é estrelada pela atriz Julia Roberts, e está disponível no serviço de streaming Starzplay. A estreia aconteceu neste domingo (24), a trzendo para o telespectador um dos casos que abalou a política americana, o caso Watergate. Momento em que o país do Tio Sam viveu uma das piores currupções. Naquela época, os envolvidos mantinham uma ideia extremista que não era nada inteligente.
Para você que não conhece a história, o caso foi batizado de Watergate porque este era o nome do prédio onde ficava o escritório do Partido Democrata dos EUA. O caso ficou mundialmente conhecido por ter causado a renúncia do então presidente Richard Nixon (1913-1994). Cinco homens, no ano de 1972, foram presos invandindo o local a mando de autoridades envolvidas com o Partido Republicano.
O desejo dos invasores era instalar escutas (grampear telefones) para ouvir conversas para ajudar o presidente Nixon a ser reeleito. Mas eles foram descobertos graças a dois repórteres do jornal Washington Post que ajudaram as autoridades a ter uma conecção com os cinco homens que invadiram o comitê de campanha do então presidente.
A minissérie encontrou inspiração no podcast Slow Burn e foi criada por Robbie Pickerning (Mr. Robot). Na trama é retratado os bastidores mais importantes do caso Watergate. No meio disso tudo, uma mulher na luta pelo que acha certo, enquanto que dois casamentos sofrem as consequênicas do escandâlo.
A história destaca o casamento entre John (Dan Stevens) e Mo Dean (Betty Gilpin). John é conselheiro da Casa Branca, frequenta o círculo de confiança de Nixon após a sua ajuda no Watergate. Ele tem uma importante colaboração de Mo para que fosse possível desenrolar o caso.
Também tem a história do advogado e ex-agente do FBI G. Gordon Liddy (Shea Whigham) e Mo Dean que que usam todos os artifícios da política mediocre da época. Eles idolatram o presidente Nixon, e os dois têm sede de poder e querem sempre ter a atenção de todos.
A atriz Julia Roberts interpreta Martha Mitchell (1918-1976), pilar principal na derrocada do governo Nixon. Ela era mulher de John Mitchell (1913-1988), ex-procurador-geral dos Estados Unidos. Ele era ligado diretamente a Nixon e foi justamente sua mulher, Martha, conhecida na época como fofoqueira, que levou a imprensa a ter conhecimento sobre o escândalo.
Martha gostava de dar à imprensa opiniões sobre política, educação, liberais e ativismo. Em um de seus comentários, chegou a dizer que Nixon era sexy. Também chegou a pedir para erradicar a Suprema Corte do país. Enquanto isso, seu marido, John, era conhecido por seguir uma linha discreta do Partido dos Republicanos. Porém, ele não conseguia controlar sua mulher e o desejo dela de estar sempre nos holofotes.
O interessante, que foi Martha a primeira a condenar publicamente o envolvimento de Nixon com o Watergate. Isso destruiu seu casamento e sua relação com figuras de poder da época.
Dado histórico: Richard Nixon foi o primeiro e único presidente na história dos Estados Unidos que renunciou ao cargo.
Vale a pena você assistir essa minissérie, que diferente do filme “Todos os Homens do Presidente” (1976), não foca no caso, mas sim nos personagens envolvidos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…