Empresas do grupo:

Início » Gasolina pode ficar ainda mais cara devido a riscos de desabastecimento

Gasolina pode ficar ainda mais cara devido a riscos de desabastecimento

por Lucas Machado
2 minutos ler
Tomaz Silva/ Agência Brasil

A Petrobrás comunicou às distribuidoras de combustíveis, no último dia 11, que haveria cortes nos pedidos de fornecimento, em especial,  na gasolina e no óleo diesel, o que por sua vez, pode acarretar um desabastecimento nos postos brasileiros. Conforme a empresa, os cortes seriam reflexo da escassez  dos referidos combustíveis, já que a demanda para estes aumentou em 20%. 

É preciso entender que a Petrobrás é responsável pelo fornecimento de mais de 40 distribuidoras espalhadas pelo país. Diante disso, algumas destas empresas alegaram que a redução representaria o comprometimento de metade do fornecimento, o que por sua vez, causaria a falta dos combustíveis nos postos de abastecimento. 

Neste cenário, empresas integrantes da Associação das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom), estariam sujeitas a sair pela tangente, no caso importar gasolina e óleo diesel do exterior. Acontece que conforme a própria associação, o preço dos combustíveis irá subir, o que resultaria em valores mais caros para o consumidor. 

“A consequência desse suprimento [via importação], entretanto, será o efeito nos preços dos combustíveis, uma vez que, segundo os importadores, os produtos no exterior estão em torno de 17% acima dos produtos locais”, explica a Brasilcom. 

Conforme a associação, a ANP (Agência Nacional de Petróleo), já teria sido informada sobre esta problemática, através de mensagens por e-mail, por parte das distribuidoras. Segundo a Brasilcom é o canal mais apropriado para este tipo de comunicado, identificado pela própria ANP.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More