Modelo de gestão ágil envolve zero burocracia e entrega de serviços de alta qualidade; entenda
A gestão ágil de projetos tem um papel fundamental nos novos modelos de negócios e acompanha a velocidade exigida em ambientes cada vez mais dinâmicos e menos burocráticos.
A princípio, esse era um método aplicado em equipes de TI e empresas especialistas e tecnologia, pois a integração multidisciplinar e agilidade são necessárias para realizar projetos no setor.
Atualmente, a gestão ágil é escalada para diferentes modelos de negócios, por conta dos excelentes resultados em entrega de valor ao cliente e máxima qualidade na execução dos projetos.
Confira a seguir as principais vantagens ao adotar a gestão ágil de projetos. A Plano Consultoria aponta todos os passos necessários e os pontos positivos da implementação dessa estratégia nos negócios.
Qual a diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional?
Segundo a Plano Consultoria, também especialista em Gestão Ágil, há alguns pontos que distinguem a gestão ágil de projetos da gestão tradicional. A palavra “ágil” leva à compreensão de que esse modelo de gestão é útil para tornar a entrega dos projetos mais rápida. No entanto, não é esse o objetivo, mas a subdivisão das tarefas do planejamento e a conclusão em partes, conforme a revisão contínua de uma equipe multidisciplinar sobre cada processo.
A grande vantagem está na assertividade do seu desenvolvimento, o que evita o retorno do projeto após sua finalização por conta de erros. O cliente e toda a equipe participam da execução de maneira parcial, atentando-se a cada etapa.
Durante a gestão tradicional a equipe costuma seguir rigorosamente um escopo, cada integrante possui a sua tarefa e o cliente recebe a entrega final, o projeto pronto, o que dificulta a detecção de falhas e possíveis correções, além de aumentar os riscos de surgirem problemas futuros de execução.
Gestão ágil: dinamismo e trabalho multidisciplinar
A ideia de trabalho multidisciplinar e integração de equipes atualmente são fundamentais para execução de diferentes projetos. Hoje a tecnologia está integrada na área da saúde, alimentação, indústria, comunicação e outras.
A tarefa multidisciplinar não é apenas um modelo, mas uma obrigatoriedade para as empresas que pretendem acompanhar as mudanças e tendências de mercado. Ao adotar a gestão ágil de projetos na empresa é possível permitir a comunicação e interação de diferentes setores, além de apresentar aos colaboradores a autonomia de como podem contribuir, promover o trabalho em equipe e o incentivo ao autogerenciamento.
Menos burocracia e mais estratégia
Outro ponto essencial da gestão ágil de projetos está na execução dinâmica e integrada que permite planejar com antecedência a correção de possíveis falhas sem burocracia. A comunicação e a organização são pontos estratégicos.
A entrega de valor e eficiência são prioridades na gestão ágil. O cliente e todos os integrantes são responsáveis pela finalização do trabalho e atuam em prol de um único objetivo.
O cliente formula o que deseja e a equipe organiza todos os processos, desde a separação de cada etapa, integração da equipe, além de considerar as habilidades e competências de cada integrante. Ao longo da execução existem as metodologias de gestão ágil de processos que vamos falar mais a seguir.
Runbook
Muito aplicado por profissionais da área de TI, esse é um método prático para organizar a rotina de atividades, tanto as operações manuais, como as automatizadas. Todas as informações que a equipe necessita para executar as atividades diárias serão apontadas pelo método Runbook. Exemplo:
Kanban
O método Kaban de gestão ágil de projetos foi aplicado a primeira vez na década de 60 pela montadora japonesa Toyota. Atualmente, pode ser implantado em diferentes setores, pois se trata de um método simples para manter a equipe a par da produtividade e evitar falhas. Na Toyota, objetivo do método Kanban era evitar falhas no estoque.
A organização é feita através dos informativos que podem ser apresentados em forma de post it ou quadros:
XP (eXtreme Programming)
Esse método foi desenvolvido na década de 90 e o intuito era tornar ágil o processo de desenvolvimento de softwares. É uma ferramenta excelente para facilitar a comunicação, economizar recursos e promover a agilidade e eficiência na entrega do produto.
O cliente participa de todo o desenvolvimento, uma vez que as entregas são diárias e subdivididas. Nesse método são aplicados alguns processos como:
Restou alguma dúvida sobre a eficiência da gestão ágil de projetos? Confira uma lista rápida sobre as vantagens ao acrescentar esse método na empresa:
1º Integração de toda a equipe com objetivo claro: entrega com máxima qualidade e eficiência;
2º Trabalho com maior assertividade e satisfação do cliente: pois participa alinhado com a equipe na execução de cada etapa;
3º Organização e comunicação: são as principais aliadas na estratégia de gestão ágil de projetos;
4º O modelo é aplicável não só para empresas de tecnologia: mas para diferentes tipos de negócios que necessitam de organização e foco nos resultados;
5º Trabalhos entregues com máxima qualidade e eficiência: o que eleva o valor do produto e aumenta a competitividade da empresa no mercado.
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…