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Que tal ter mais resultados em sua empresa de cuidados de saúde? A gestão de clínicas e hospitais, bem como de consultórios médicos, é o ponto de partida para ter mais produtividade, lucratividade e dinamismo junto ao seu público. É preciso, no entanto, conhecer práticas novas e soluções que otimizam a rotina da administração deste tipo de empresa. A seguir, selecionamos 10 dicas de gestão de clínicas e hospitais. Confira!
Na gestão de clínicas e hospitais, uma etapa importante é a contabilidade. E não pode ser uma assessoria qualquer. É importante escolher um escritório contábil que tenha experiência, recursos e especialistas no segmento do seu negócio. É o caso da OSP Contabilidade, que oferece atendimento personalizado e uma equipe de especialistas que apoiam as suas atividades. Fale com os nossos consultores e saiba mais como expandir as possibilidades da sua empresa.
A contabilidade consultiva é um novo modelo de contabilidade que vai ao encontro das necessidades da gestão de clínicas e hospitais. Isso porque o atendimento é feito por meio de consultoria e não abrange apenas as questões burocráticas. São oferecidas ao cliente estratégias muito específicas e personalizada, com foco no desenvolvimento do negócio e identificação de oportunidades. A OSP Contabilidade se diferencia, pois oferece às clínicas, consultórios e hospitais este tipo de abordagem inovadora.
Na verdade, automatize todos os processos da sua empresa. Com isso, todas as informações da rotina da entidade estarão à disposição, organizadas e em tempo real, o que melhora a tomada de decisão. Há no mercado softwares e outras ferramentas integradas específicas para a gestão de clínicas e hospitais.
Além disso, otimiza toda a cadeira de atendimento, oferecendo mais segurança e qualidade ao atendimento de saúde. É imprescindível fazer uso destes recursos tecnológicos para se ter resultados.
O estoque é um ponto de atenção na gestão de clínicas e hospitais. Os insumos e todo tipo de recurso utilizado na rotina na instituição devem ser controlados devidamente para evitar riscos e prejuízos. Uma dica é automatizar este processo e fazer auditorias constantes.
Treinamento não é custo. É investimento. Uma equipe bem treinada e alinhada com o negócio faz toda a diferença nos resultados, produtividade e lucratividade da empresa. Além disso, no segmento de saúde, profissionais bem preparados são fundamentais.
O atendimento de clínicas, consultórios médicos e hospitais é destinado a pessoas que possuem alguma condição limitante de saúde. Em muitos graus, o estado pode ser muito grave, o que impacta do estado emocional do paciente e da sua família. Em condições urgente e extremas ou mesmo na consulta rotineira, o foco sempre deve ser humanizado e na solução do problema que o paciente traz ao local.
Toda a equipe deve estar preparada para ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno e satisfatório.
Para ser reconhecido em um mercado tão competitivo, é importante padronizar a imagem da sua empresa. O marketing médico pode ajudar neste sentido. O atendimento é parte da imagem do negócio, e no caso de uma empresa no segmento da saúde, este atendimento deve ter qualidade, ser padronizado e reconhecido por seu público, e acima de tudo, humanizado. Crie uma prática comum de atendimento e prepare a sua equipe. Muitos conflitos, erros e prejuízos podem ser evitados nesta etapa.
Tudo começa pelo planejamento. É nele que o gestor deve supor metas e objetivos para o período, que devem ser realistas, mensuráveis, temporais, relevantes, específicas e atingíveis. Para ter mais resultados, deve-se supor o caminho que é necessário percorrer para isso, bem como seus recursos (materiais, imateriais e humanos) e ações necessárias.
Parece óbvio, mas infelizmente muitas clínicas e hospitais não mensuram resultados e a equipe muitas vezes desconhecem os indicadores e requisitos para isso. Quando se fala em saúde e qualidade no atendimento médico, isso é fundamental.
Há vários modelos e recursos de mensuração de resultados, bem como indicadores que podem ser usados. É importante criar um protocolo e determinar a periodicidade em que esta função deve ocorrer, bem como a disposição dos resultados.
Este é um ponto de atenção. Há sistemas integrados (softwares) em que é possível gerenciar inclusive os planos e convênios utilizados, otimizando os pagamentos e emissão de faturas, entre outros documentos. Mas é importante estar atento às mudanças, seja de contratos de seus parceiros, seja nas premissas legais. É uma tarefa constante na gestão de clínicas e hospitais.
Por Guilherme Pagotto
Original de OSP assessoria Contábil
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