Tanto em nossa vida pessoal como profissional, agimos em função de metas e objetivos, determinados tanto por nós mesmos quanto pelos outros.
Independentemente de quais sejam nossas metas, trabalhamos dia após dia para buscá-las e sabemos aonde queremos chegar com elas.
No entanto, quando você não possui metas e não sabe aonde quer chegar, pressupõe-se que qualquer lugar serve, e isso é um problema.
Além de estabelecer metas e objetivos para estar sempre trabalhando e evoluindo, é preciso solidificar a base da sua empresa e, para isso, é preciso realizar o óbvio.
Nossa vida profissional, principalmente, depende de metas estabelecidas para que continuemos em movimento e sempre atualizados em nosso nicho de mercado.
Metas e objetivos nos estimulam a usar da criatividade e da flexibilidade para alcançá-los. Traçar metas não significa que você irá cumprí-las, mas que você irá trabalhar e se dedicar para evoluir.
Essas metas podem ser realistas, não há problema algum nisso, porém devem ser também desafiadoras.
Precisam ser cumpríveis, mas devem exigir de você dedicação e trabalho para alcançá-las. Mais vale uma meta alta não cumprida do que uma meta baixa alcançada. Isso porque, quando alcançamos uma meta, seja ela fácil ou difícil, tendemos a descansar.
Portanto, alcançar um objetivo fácil e então relaxar significa que não evoluímos. Além disso, se você, como gestor e líder do seu negócio, não estabelecer metas, ficará difícil até mesmo cobrar resultados da sua equipe.
Metas e objetivos são importantes para manter as engrenagens da sua empresa funcionando.
Muitas empresas trabalham com o sistema de porcentagem de alcance de metas, o que significa que os funcionários dessas empresas que atingem uma parcela determinada delas recebem uma recompensa ou bonificação baseada nessa quantidade.
Eu sou contra esse tipo de sistema, pois não estimula da forma devida os funcionários, que, muitas vezes, acreditam que não serão capazes de atingir 100% da meta e se contentam com a bonificação recebida pela porcentagem atingida do objetivo, mesmo que baixa.
Metas são recursos feitos e estabelecidos para servirem de estímulo tanto para líderes de empresas quanto para funcionários.
Quando sua equipe ultrapassa a meta estabelecida, é justo conceder uma bonificação extra para aqueles que se sobressaíram em suas funções, porém, recompensar funcionários baseado na porcentagem de uma meta é algo que, ao meu ver, desestimula a dedicação completa da equipe.
Um produto ou serviço que é viável, deve ser viável com a realização do óbvio. No entanto, muitas vezes, nós somos dominados pela facilidade da recepção de informações que prometem resultados estratosféricos, usando métodos práticos e rápidos, e então fazendo com que nós repensemos nossos conceitos e desejemos sofisticar nossas operações, acreditando que teremos esses resultados incríveis, o que nos leva a deixar de lado o óbvio.
Entretanto, é justamente ele que nos traz melhores resultados, porque consiste de ações essenciais para o funcionamento de uma empresa como: um controle de custo, uma meta de faturamento superior ao custo, um bom atendimento e os cuidados da própria equipe. Parece óbvio, e é.
Entretanto, nem todas as empresas exercem essas ações que, para nós, são mais que obrigatórias e que funcionam muito bem para aqueles que estão começando com suas empresas.
Ao realizar o óbvio, a probabilidade de sucesso é muito grande e, uma vez que o óbvio é dominado e as metas alcançadas, então outros passos podem ser dados.
Estabelecer objetivos e metas nos fortalecem tanto como pessoa quanto como profissional, pois nos estimulam a desenvolver métodos e estratégias para alcançá-los.
Metas, além de nos estimularem a trabalhar, contribuem para o desempenho máximo da sua equipe, portanto, recompense-a pelo comprometimento.
Escolha segurança e solidez antes de se aventurar em métodos diferenciados para a sua empresa; o óbvio possui mais chance de ser assertivo.
Lembre-se sempre que você é o gestor do seu negócio, portanto, essas ações devem partir de você.
Organize e planeje seus objetivos; é preciso saber aonde deseja chegar para trilhar o melhor caminho.
Por Rodrigo Alvite tem uma bagagem de 26 anos na hotelaria, tendo desenvolvido o amor pelo atendimento ao cliente.
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