Categories: ChamadasMEI

Golpe atinge MEIS a partir de cobrança indevida de cadastro no Serasa

A Sala do Empreendedor está alertando os Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre golpes de cobranças irregulares e indevidas. Chegou ao conhecimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo a atitude de intenção duvidosa relacionada a empresas que receberam ligações telefônicas em que se comunica a obrigatoriedade de efetuar um cadastro no Serasa (análise e informações para decisões de crédito e apoio a negócios), com solicitação de dados dos empresários, sob risco de taxa/mensalidade.

Em episódio anterior, determinada Associação realizava o envio de boletos de cobranças para os endereços dos MEIs, o que também é indevido. A orientação da Sala do Empreendedor é para que a qualquer sinal cuja desconfiança permeie o pedido de pagamentos de boletos encaminhados via Correios ou e-mail, o contribuinte seja cauteloso e não proceda ao pagamento e muito menos repasse dados pessoais, como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e dos seus negócios, a exemplo do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Nenhum MEI deve pagar nada sem confirmação e nenhum dado deve ser repassado. Informações essenciais devem ser certificadas, como a própria identificação da origem das ligações.

A única cobrança obrigatória trata-se das guias de pagamento DAS, de recolhimento mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servindo para garantia financeira de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.

Em caso de dúvidas ou vestígios de golpes, os microempresários entrar em contado com o Sebrae da sua região.

Os cidadãos que julgarem terem sido lesados devem registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Delegacia Regional de Polícia Civil e/ou acionar o Programa de Defesa do Consumidor (Procon)

Com Correio Lajeano

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

38 minutos ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

1 hora ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

1 hora ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

1 hora ago

Trabalhadores em festa, mas apenas os que ganham até R$ 5 mil?

Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…

1 hora ago

Arroz café e mais 3 produtos podem ficar mais baratos; entenda

Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…

2 horas ago