Chamadas

Golpe do Pix: você pode ser a próxima vítima, veja como se proteger

Com a grande popularidade do Pix, que caiu rapidamente  no gosto dos brasileiros pela facilidade nas transações bancárias, bem como na agilidade de conseguir realizar um pagamento em qualquer hora do dia, mesmo nos finais de semana e feriado.

Tudo que vem de uma certa popularidade acaba atraindo pessoas mal-intencionadas, e com o Pix não foi diferente, e os golpes envolvendo a nova transação estão se tornando cada vez mais comuns na realidade dos brasileiros.

Assim nos encontramos em duas posicionais distintas, uma ferramenta que facilitou e simplificou as transações bancárias, bem como uma ferramenta em que exponencialmente cresce os riscos de fraudes em ambientes digitais.

Foi vitima de um golpe do Pix? Saiba o que fazer

Não sei se o que vou falar agora pode te tranquilizar, mas caso você tenha sido vítima de um golpe envolvendo o Pix, tenha calma, você definitivamente não foi o primeiro.

Assim, caso você tenha sido vitima de um golpe aplicado pelo celular, o recomendado é que você notifique imediatamente o banco, para que a instituição possa realizar medidas adicionais de segurança, como, por exemplo, o próprio bloqueio do aplicativo, ou ainda a alteração da senha de acesso.

Caso você tenha perdido o celular, ou mesmo tenha sido furtado, ou roubado, além de comunicar o banco sobre o acidente para tomar as devidas medidas de segurança, será necessário comunicar a operadora de telefonia para bloquear seu parelho, e também será necessário registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), para registrar o ocorrido e ajudar a polícia a investigar a situação.

Fiz um Pix errado, e agora?

Em caso de realizar o Pix errado, a situação é um pouco complicada, pois, como a transferência ocorre de forma instantânea, não é possível da transação ser ressarcida. Logo, diversos golpistas utilizam-se de chaves aleatórias e ligadas a contas abertas com documentos falsos ou ainda de laranjas.

Nesse cenário, não há muito o que fazer, contudo, não deixe que comunicar o banco sobre a conta que recebeu o seu Pix, isso não fará com que o seu dinheiro seja ressarcido, mas servirá de alerta para o banco identificar possíveis fraudadores aplicando golpes.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago