O PIX trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Banco do Brasil (BB), que veio para facilitar a vida do cidadão no âmbito de operações financeiras. No serviço é possível realizar transferências totalmente gratuitas de forma instantânea.
Contudo, as facilidades trazidas pela nova ferramenta, viraram um meio de criminosos aplicarem diversos tipos de golpes, de modo que os golpistas entram em contato com a vítima por ligações ou SMS, oferecendo todo tipo de falsas promessas.
Ademais, hoje tornou-se muito comum atividades fraudulentas que utilizam o nome de instituições públicas, para roubar informações pessoais e dinheiro de suas vítimas.
Diante disso, o intuito deste artigo é divulgar o funcionamento de alguns desses golpes, de maneira a te deixar ciente de como evitar cair nessas enganações. Além disso, será abordado algumas dicas visando alcançar este mesmo objetivo.
Atualmente, golpes que se utilizam da ferramenta do BB já não são mais novidades, todavia, os criminosos vêm se reinventando cada vez mais. Sendo assim, confira as ações fraudulentas mais comuns hoje em dia.
Uma das formas que os criminosos encontraram de enganar suas vítimas, se desdobra à medida que o golpista manda um SMS disponibilizando descontos na fatura do celular ou cartão de crédito.
Desta forma, a mensagem enviada pelos criminosos afirma que se a vítima pagar a fatura utilizando o PIX ela terá um determinado desconto. Na faceta mais recente do golpe, é oferecido um desconto de 40% na fatura, em seguida e vítima é encaminhada para um site falso sobre a alcunha de “soumaispix.com”, para acessar a conta com valor já reduzido.
Após isso, a pessoa terá que informar o CPF, o valor da fatura, a bandeira e os 4 últimos dígitos do cartão. Feito isso, eles disponibilizam o novo valor com o desconto, junto a uma Chave PIX para onde o dinheiro deve ser transferido. Estes golpes, costumam ter números curtos, semelhante aos usados por operadoras de celular
Nestes casos, é importante que você garanta ser uma transação genuína, de modo a conferir no site oficial da empresa se a oferta existe, não clique em links estranhos, e nunca passe informações pessoais ou efetue pagamentos em caso de qualquer dúvida.
Algo muito comum desde o lançamento do PIX ano passado ocorre quando criminosos oferecerem empréstimos, financiamentos, a revisão de benefícios se utilizando do nome de instituições públicas como o da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social. Desta forma, ao ser notificado de alguma forma pelos órgãos, procure se informar como são realizados os procedimentos em questão.
No que diz respeito aos golpes se utilizando do nome do INSS, hoje é muito comum que criminosos se aproveitem dos frequentes procedimentos de revisão do instituto para realizar golpes. Sendo assim, os golpistas enviam um falso pedido de revisão por SMS, pedindo as informações pessoais da vítima.
É preciso saber que órgão não opera assim, de modo que não é pedido informações pessoais por SMS. Diante disso, para saber se o procedimento é legítimo confie apenas nos canais oficiais do INSS, também é possível conferir a situação do seu benefício através do portal ou aplicativo “Meu INSS”.
Criminosos também se utilizam do nome da Receita Federal para aplicar seus golpes. Neste sentido, o indivíduo passa por suposta negociação de empréstimo ou financiamento com instituições financeiras. Em seguida recebem uma carta em nome da receita dizendo que ele deve pagar o IOF, imposto pago sobre todas as operações financeiras, para assim liberar o empréstimo ou financiamento.
Neste caso, é importante saber que tal imposto é cobrado pela própria instituição que concede o crédito e não pela receita. Além disso, atente-se a possíveis erros de português, e orientações confusas ou estranhas, pois, isto pode ser um forte indício de que a situação se trata de um golpe.
Por fim, separei algumas orientações que podem potencialmente te ajudar a não cair nesses golpes, os quais acontecem com bastante frequência.
Importante! Todos estamos sujeitos a ser enganados nestas situações, portanto, não fique constrangido, denuncie e informe as instituições envolvidas a respeito do golpe. Até porque, ainda há hipótese de você ser ressarcido por suas perdas.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…