O governador de Roraima foi a Brasília e propôs a criação de programas sociais de assistência a garimpeiros que deixarem a terra indígena Yanomami.
Senadores que representam o estado, pedem uma comissão para propor soluções para a crise.
Antônio Denarium fez a proposta para o presidente do senado Rodrigo Pacheco em reunião nesta terça (07), com a presença de parlamentares da bancada de Roraima.
Leia também: Reforma Tributária pode ser votada até julho e vai unir duas PECs
Segundo o governador cerca de 50 mil pessoas vivem do garimpo no estado, e são necessárias ações para garantir a saída efetiva dos garimpeiros em especial de terras indígenas.
Segundo Denarium, é necessário:
Fazer um programa social fora de área indígena, em áreas do estado para que eles possam deixar essas áreas e possam trabalhar
Criar também programas sociais que possam atender essas pessoas quando eles saírem da área em que eles estão trabalhando.
Os senadores de Roraima entregaram um pedido de criação de uma comissão externa para apresentar soluções à crise na terra indígena Yanomami.
A ideia é que a comissão também conte com a participação de representantes da procuradoria geral da república e dos Ministérios da Defesa, justiça e direitos humanos.
O pedido será votado nesta quarta-feira pelo Senado ainda nesta terça.
Leia também: Correios vão substituir a Uber no Brasil? Entenda esse caso!
A Caixa Econômica Federal fechou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para oferecer atendimentos específicos aos povos indígenas de regiões remotas em Roraima e no Amazonas.
Mais de 30 mil famílias indígenas serão beneficiadas com orientações para ter acesso ao Bolsa Família, por exemplo.
Já na próxima quinta, um caminhão da Caixa vai estacionar na cidade de Bonfim em Roraima e vai circular por outros três municípios da região do Amazonas.
Oito cidades terão reforço de estruturas da Caixa, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro, disse que vai à Terra indígena Yanomami nesta quarta-feira acompanhado dos comandantes do exército da marinha e da Aeronáutica.
A comitiva vai acompanhar as ações de Assistência aos indígenas, deve contar ainda com a presença da presidente da FUNAI e do Ministro dos direitos humanos e cidadania civil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…