Empresas do grupo:

Início » Governo amplia prazo para nota fiscal eletrônica para produtor rural

Governo amplia prazo para nota fiscal eletrônica para produtor rural

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler

Os produtores rurais de todo país ganharam mais tempo para adotar a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nas operações estaduais, em substituição à Nota Fiscal, modelo 4. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Antes, a obrigatoriedade entraria em vigor em 2 de janeiro de 2025. Todavia, o  Ajuste SINIEF nº 27/2024, trouxe alterações.

Novo prazo de adoção da nota fiscal eletrônica

O prazo para adesão à Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) foi dividido em dois calendários. 

A partir de 3 de fevereiro de 2025, o documento virtual será obrigatório nas operações interestaduais e internas realizadas por produtores rurais que, nos anos de 2023 ou 2024, obtiveram receita bruta decorrente de atividade rural superior a R$ 360 mil em qualquer um dos períodos. 

Para os demais produtores, a obrigatoriedade passa a valer em 5 de janeiro de 2026.

Assim, essa alteração faz parte de um processo que visa aumentar a agilidade e a eficiência fiscal. Já que a nota eletrônica é gerada e autorizada instantaneamente pelo portal da Receita Estadual. Por fim, outro benefício é que o produtor rural não precisará mais se deslocar para buscar ou entregar os talões de papel e carbono.

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional. Você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!

Você também pode gostar

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More