Fique Sabendo

Governo de Biden “apoia fortemente” um projeto de lei que torne D.C. o 51º Estado

A Casa Branca anunciou na terça-feira seu apoio a um projeto de lei estadual do D.C. (Distrito de Colúmbia) atualmente em debate na Câmara, que deve ser aprovado na câmara inferior, mas provavelmente enfrentará uma batalha difícil no Senado, onde muitos republicanos se opõem.

Principais Fatores

  • O projeto tornaria D.C. o 51º estado, chamado de “Estado de Washington, Douglass Commonwealth”, e criaria um novo distrito federal consistindo no Washington Mall, onde não há residentes.
  • O Escritório de Gestão e Orçamento, em uma declaração de política da administração, disse que o governo Biden “apoia fortemente” o projeto de lei, argumentando que “tributação sem representação e negação de autogoverno é uma afronta aos valores democráticos sobre os quais nossa nação foi fundada”.
  • A declaração é a primeira vez em que a Casa Branca deu apoio oficial ao esforço estadual do D.C., de acordo com o grupo pró-estatal Vote DC, um sinal da unidade crescente entre os democratas por impulso.
  • O projeto de lei estadual do D.C. do Senado tem 44 co-patrocinadores democratas, excluindo alguns moderados como Sens. Joe Manchin (D-W.Va.) e Kyrsten Sinema (D-Ariz.), enquanto a versão da Câmara tem 216 co-patrocinadores democratas.

Cenário

O esforço acontece quando os democratas enfrentam dificuldades crescentes para vencer o Senado, que concede um poder descomunal para Estados de baixa densidade populacional, que tendem a eleger republicanos.

Os democratas mantêm o Senado estritamente, graças a cadeiras em estados com tendência para o vermelho, como Virgínia Ocidental (West Virginia) e Montana.

Citação Importante

O deputado Jamie Raskin (D-Md.), em uma reunião do Comitê de Regras da Câmara na terça-feira, agradeceu aos residentes do DC por “não invadirem nossa capital, não quebrar nossas janelas, não bater em nossos policiais… Mesmo que eles realmente tenham um sistema democrático injusto.”

Crítica

“D.C. não se qualificaria nem mesmo como um distrito congressional singular e aqui estão eles, querem o poder e a autoridade de ser um estado inteiro nos Estados Unidos ”, disse a deputada Nancy Mace (RS.C.), embora Wyoming e Vermont ambos tem menos pessoas do que DC, e a população de 692.000 do DC é um pouco abaixo de 710.000 pessoas dos distritos congressionais.

O que observar

O líder da maioria na Câmara, Steny Hoyer, disse na semana passada que espera trazer o projeto de lei estadual D.C. ao plenário da Câmara até 22 de abril.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, apoia o projeto e provavelmente o levará ao plenário do Senado, embora sejam necessários 10 votos republicanos para superar uma obstrução, uma possibilidade improvável.

Conteúdo traduzido da fonte Forbes por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil

Wesley Carrijo

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

32 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago