Em meio a crise sanitária do Povo Yanomami, o governo federal decidiu criar um grupo para propor medidas contra o garimpo em terras indígenas.
A portaria foi publicada no Diário Oficial de hoje (30/01), o texto que conta com a assinatura do Ministro da Justiça, Flávio Dino, propõe a criação de um grupo de trabalho que tem como objetivo apresentar um plano de retirada de garimpeiros da região Yanomami.
Leia Também: Terra Yanomami: Garimpo Ilegal gerou alta de 309% no desmatamento
O texto publicado hoje faz uma relação direta do garimpo ilegal e de organizações criminosas na região da tribo Yanomami, com a situação da crise humanitária que está vivendo a população da reserva indígena.
O grupo terá o prazo de 60 dias para apresentar esse plano de retirada, fazem parte do grupo neste primeiro momento: o Ministério da Justiça, a polícia federal a Polícia Rodoviária Federal além de integrantes de outros Ministérios como o de povos indígenas, Minas e Energia, Defesa, Direitos Humanos e Ministério da Fazenda.
A portaria ressalta que outros integrantes de outras pastas podem participar do grupo.
Leia Também: STF investiga envio de Fake News sobre situação dos yanomami
Somente em 2022 a busca pelo ouro provocou perda de 232 hectares de floresta na Amazônia, isso impacta diretamente na vida das comunidades em Roraima.
Na última semana mais de mil indígenas, da etnia e Yanomami em estado grave foram resgatados. Um hospital de campanha foi montado pela força aérea já que pois a casa de saúde indígena não consegue suportar mais tantos pacientes.
No último levantamento eram 700 pessoas internadas, a capacidade é de 300, na casa estão acontecendo atendimentos as crianças muitas com início de desnutrição e com infecção de parasitas.
Dados do Governo Federal, mostram que a terra Yanomami que tem cerca de 30 mil indígenas, foi invadida por mais de 20 mil garimpeiros ilegais, pelo menos 10 rios de Igarapés foram contaminados com Mercúrio.
Os peixes, a principal fonte de proteína dos Yanomami praticamente desapareceram, territórios de plantação de mandioca foram roubados pelos garimpeiros, sem contar as doenças que os Invasores levaram com eles.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…