Fonte: Google
Na última quarta-feira (4), o Ministério do Trabalho e Previdência, divulgou informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Digital.
A expectativa do Ministério é que as novas funcionalidades do sistema comecem a operar ainda este ano em prol de milhões de trabalhadores.
O FGTS Digital se trata de um sistema conjunto e integrado que visa desburocratizar e aperfeiçoar o recolhimento do Fundo de Garantia, de modo a assegurar a prestação dos serviços aos empregadores e também aos trabalhadores.
Segundo a pasta, o objetivo da sistemática é garantir uma maior facilidade e simplificação junto ao cumprimento das obrigações relativas ao recolhimento do FGTS, impactando na desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil.
Segundo a pasta, a nova plataforma trará uma redução no tempo gasto pelas empresas para o cumprimento de suas obrigações.
Isso porque a plataforma se utilizará da base de dados do eSocial, onde os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como o fato determinante para a identificação de cada trabalhador.
Além disso, a forma para pagamento do FGTS pelas empresas será o PIX, onde as guias de pagamento do Fundo de Garantia poderão ser emitidas através do portal do FGTS Digital, ou ainda, na tela de ambiente virtual do eSocial.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o FGTS Digital trará os seguintes benefícios:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…