Empresas do grupo:

Início » Governo libera o pagamento de duas cotas do auxílio para famílias monoparentais

Governo libera o pagamento de duas cotas do auxílio para famílias monoparentais

por Lucas Machado
2 minutos ler
Foto: Marcello Casal Jr./AgBR

Família monoparental, é aquela cujo apenas um dos pais é responsável pelo dependente. A partir da lei 14.171/21, promulgada pelo Governo Federal nesta última sexta-feira (11), será garantido o pagamento de duas cotas do Auxílio Emergencial a estas famílias. 

Até o momento, o valor pago a famílias monoparentais é de R $250, no entanto, em situações nas quais a chefe de família é uma mulher, a quantia sobe para R $375,00. A partir da nova medida, serão pagas duas destas cotas conforme o caso, ou seja, se o provedor é um homem ou uma mulher. 

Vale ressaltar, que em casos de divergência, nos quais dois pais estão registrados com o mesmo dependente, a medida será aplicada para mulher, mesmo que o homem tenha realizado o cadastro antes. Isto porque, a lei veio a partir de um veto que visava priorizar a mulher nesse caso. Deste modo, o intuito nesse momento é dar prioridade à mulher no sistema do Auxílio Emergencial. 

Designed by @bristekjegor / freepik
Designed by @bristekjegor / freepik

Conforme divulgado pela Agência Câmara de Notícias, a deputada Soraya Santos (PL-RJ), durante a votação da nova lei, diz que a medida é uma vitória para a bancada feminina. 

Isso foi fruto de uma grande articulação da bancada feminina junto aos líderes desta Casa. Faço o registro sobre a unidade da bancada feminina na luta para a derrubada dos vetos”, afirmou a Deputada

Importante

A lei promulgada, também prevê o amparo na Central de Atendimento à Mulher. Desta forma, caso o dinheiro referente ao Auxílio Emergencial, tenha sido  subtraído, retido ou recebido indevidamente por outra pessoa. Denuncie ligando 180.  

A partir disso, será realizado os pagamentos retroativos, além de punir o dano patrimonial às mulheres. Segundo, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), autora do texto que prioriza a mulher, “A partir de agora, mulheres que foram lesadas e tiveram o direito roubado por pais que não cuidam dos filhos poderão reaver o auxílio emergencial roubado como violência patrimonial”.

Conteúdo por Lucas Machado

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More