Chamadas

Governo manda recolher 4 lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes que foram identificados como impróprios para consumo humano.

Segundo informações foram encontrados nos quatro lotes das marcas grãos mofados e ardidos.

A medida atende ao artigo 29-A do Decreto 6.268/2007 que estabelece ao Ministério divulgar alerta de risco ao consumidor sobre as informações referentes ao recolhimento e está previsto no artigo 8, II, da Lei 14.515/2022.

Grãos ardidos: grãos inteiros, partidos ou quebrados, visivelmente fermentados, com alteração na aparência e na estrutura interna. Geralmente isso acontece em casos de umidade e calor excessivo, provocando fermentação.

Os lotes que deverão ser recolhidos:

Imagem: Divulgação/MAPA

Lote 51 do feijão cores (ou seja, feijão carioca) e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe e também os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes.

A presença de grãos mofados e ardidos acima do limite estabelecido indica a má qualidade do produto e representa risco à saúde dos consumidores.  

“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, os lotes de feijão foram identificados em uma operação, que resultou na apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro. 

Após análise laboratorial confirmou-se que os produtos não atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos para o consumo humano.

Leia Também: Número De Trabalhadores Com Mais De 50 Anos Dobra No País

O que diz as marcas?

Uma das marcas que deve recolher o lote de feijão, Sanes, afirmou que está tomando providências para o recolhimento “de forma a cumprir com todas as exigências.”

No entanto, a marca Da Mamãe ainda não se manifestou sobre o recolhimento do lote de feijão.

Hugo Caruso, disse que “a segurança e a saúde dos consumidores são prioridades para o Ministério, que está em alerta para evitar que situações semelhantes a essa ocorram no futuro”.

Os feijões impróprios para consumo foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. 

“Diante disso, é de extrema importância que os consumidores estejam atentos e verifiquem cuidadosamente as embalagens dos produtos antes de adquiri-los”, afirmou o Ministério.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago