Chamadas

Governo mantém obrigatório a modalidade Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz é um programa criado a partir da Lei da Aprendizagem, de 2000, tendo como objetivo estimular o emprego entre jovens, principalmente aqueles que nunca tiveram trabalho, oferecendo capacitação profissional a eles.

Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo também capacitação específica na área em que está empregado.

O programa surgiu para evitar um grande problema em nosso país que é a evasão escolar, quando o jovem deixa de estudar para ajudar no sustento da família. Sendo assim, para que esse jovem continue estudando e trabalhando formalmente, foi criada a condição da matrícula escolar.

A legislação determina que médias e grandes empresas contratem um número de aprendizes equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% de seus funcionários que precisam de formação profissional. O jovem pode trabalhar, no máximo, dois anos como aprendiz. Porém, o governo do presidente Jair Bolsonaro acredita que a modalidade não atingiu o potencial esperado.

Logo, o governo decidiu mudar as regras, alterando a lei. No entanto, a decisão não foi bem aceita, recebendo críticas de especialistas em educação e de entidades que passaram a pressionar o governo em manter a lei original.

Cedendo às pressões, o Grupo de Trabalho da Aprendizagem resolveu manter seu compromisso com a educação, entendo a importância de aliar o aprendizado de trabalho com os estudos. O que levou a divulgação de uma nota:

“A necessidade de a aprendizagem profissional está estreitamente conectada com o sistema educacional, em especial o novo ensino médio e o sistema público de ensino, que abriga nossos jovens mais vulneráveis, e com a presença inegociável do aprendiz na escola”.

Entenda o que queria o governo

O Grupo de Trabalho da Aprendizagem Profissional estava estudando a possibilidade de retirar a obrigação do jovem estar estudando, o que acabaria indo contra a Lei n° 10.097/2000.  A decisão não foi bem recebida por especialistas da área da educação. Por isso, o Ministério do Trabalho e Previdência decidiu em não ir à frente com o desejo de alterar a lei.

O que é preciso para ser jovem aprendiz?

A regra exige que para ser jovem aprendiz é necessário ter de 14 a 24 anos, estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental ou médio. Também é necessário que o jovem esteja frequentando algum curso técnico conveniado com a empresa onde trabalha e que esteja relacionado a sua atividade desempenhada no trabalho enquanto contratado.

É permitido ao jovem trabalhar mais de uma vez como aprendiz, no entanto, não poderá ultrapassar o limite máximo de dois anos como aprendiz. Assim, é possível trabalhar por um ano em uma empresa, e mais um ano em outra, por exemplo.

Enquanto estiver na empresa trabalhando  com contrato especial de trabalho, com carteira assinada, o jovem aprendiz terá  os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Recebendo o salário, 13° e férias (que devem coincidir com as férias escolares).

O jovem aprendiz receberá o salário de acordo com as horas trabalhadas. Por isso, ao se candidatar a vaga desejada faça uma pesquisa. É importante conhecer bem, tanto o valor que irá receber como os benefícios da empresa.

Cargos que um jovem aprendiz pode ocupar

Auxiliar os profissionais da empresa;

Responder e-mails ou atender telefonemas;

Fazer planilha e controlar estoque;

Arquivar a documentação.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago