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Governo pode implementar nova CNH exclusiva para SUVs

A diversidade de veículos no trânsito atual demanda uma constante adaptação e evolução nas normativas de habilitação para motoristas. Os diferentes modelos e categorias, como motos, carros, vans e caminhões, já requerem distintas classificações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cada uma com seus respectivos testes e exigências. Em um cenário de constante inovação automotiva, propostas para uma nova reclassificação surgem, visando acomodar as transformações no perfil dos veículos e nas necessidades do tráfego contemporâneo.

Recentemente, uma nova perspectiva sobre categorias de habilitação tem ganhado destaque, oriunda da proposta de Karima Delli, deputada e presidente da Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu. Delli introduziu a ideia de estabelecer uma categoria específica, a B+, destinada exclusivamente a condutores de SUVs.

Esta proposta reflete uma resposta às particularidades desses veículos e busca aprimorar a preparação dos motoristas, estabelecendo critérios como idade mínima e experiência prévia na categoria B. Essa possível reestruturação levanta reflexões acerca das competências necessárias para navegar com segurança e responsabilidade nas vias modernas, evidenciando a relevância de se discutir os parâmetros de habilitação em um mundo em constante movimento e transformação.

SUVs podem ter potencialmente mais perigosas

O argumento central levantado pela presidente da Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu para a concepção de uma categoria exclusiva de habilitação para SUVs foca na questão da segurança no trânsito.

Segundo Karima Delli, os SUVs são veículos que, por sua natureza mais robusta e ampla, apresentam características diferenciadas nas estradas. Eles consomem mais espaço, liberam quantidades elevadas de CO2 e possuem uma propensão maior para envolvimento em acidentes em comparação aos veículos convencionais, devido à sua dimensão avantajada.

Delli ressaltou a gravidade de incidentes com pedestres envolvendo SUVs, indicando que as chances de fatalidades para o pedestre são dobradas devido ao peso significativo desses veículos, superando assim, os modelos hatch ou sedã.

Contudo, a parlamentar francesa enfatizou que a eventual implementação da categoria B+ não seria restrita unicamente aos SUVs, nem abrangeria a totalidade dos modelos desse tipo. A proposta busca contemplar uma habilitação distinta para veículos e automóveis comerciais que excedam 1.800 kg, uma característica frequentemente associada a SUVs.

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Categorias atuais da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil é categorizada de ‘A’ a ‘E’, com a adição da ACC, cada uma representando a aptidão do motorista para conduzir diferentes tipos de veículos, baseada em aspectos como porte e complexidade. A ACC, uma autorização especial, é voltada para a condução de ciclomotores ou “cinquentinhas”, e bicicletas motorizadas, tem validade de um ano e requer um processo simplificado de obtenção.

Categoria ‘A’ permite a condução de motocicletas, motonetas e triciclos, exigindo, além dos requisitos básicos como maioridade e alfabetização, 20 horas/aula de prática. A categoria ‘B’ contempla automóveis, picapes, utilitários, vans e motorhomes até certos limites de peso e passageiros, necessitando também de 20 horas/aula práticas.

A categoria ‘C’ é destinada a veículos de carga como caminhões, demandando experiência prévia na categoria ‘B’ e bom histórico de condução. A ‘D’ envolve veículos destinados ao transporte de passageiros como ônibus e micro-ônibus, com requisitos adicionais de idade e experiência na categoria ‘B’ ou ‘C’.

Finalmente, a categoria ‘E’ permite conduzir veículos de todas as categorias com unidades acopladas, como caminhões tracionando carretas e ônibus articulados, requerendo idade mínima de 21 anos e experiência prévia em categorias ‘C’ ou ‘D’.

Cada categoria tem seus requisitos específicos, considerando aspectos como idade, experiência, e histórico de infrações, buscando assim assegurar a competência e segurança dos condutores nas diversas situações de trânsito.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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