O Governo Federal quer fixar os juros do empréstimo consignado, para isso, recomendou ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que o teto do consignado seja ampliado. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira (8). Trata-se da Resolução n° 1.345, de 6 de dezembro de 2021.
Os empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS poderão ficar mais caros, isso porque os bancos vão poder cobrar juros de 2,14% e 3,06% para o cartão de crédito. Também o tempo de empréstimo diminuiu. A taxa antes estava em 1,8% ao mês.
O empréstimo consignado tem suas parcelas cobradas diretamente do benefício do segurado, o que explica a taxa de juros menores que as do crédito pessoal.
Essa modalidade de crédito é a preferida dos aposentados e pensionistas do INSS por ter juros mais baixos.
A partir de 2022, o limite de crédito do consignado deixará de ser de 35% mais 5% para o cartão de crédito, totalizando 40%, ou seja voltará ao que era antes, 30% mais 5% para o cartão de crédito, totalizando 35%. Enquanto que o prazo máximo para quitar as parcelas do empréstimo vão cair dos atuais 84 meses (7 anos) para 72 meses (seis anos).
O empréstimo consignado é muito conhecido dos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. É uma linha de crédito considerada segura, pois tem um nível baixo de calote, já que suas parcelas são descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS.
A modalidade pode ser boa para quem sabe usá-la, ou seja, o aposentado, pensionista ou funcionário público deve usar desse recurso somente em casos extremamente necessários. Sendo usado sem controle, o cidadão terá uma dívida que vai demorar para ser quitada.
É a linha de crédito mais barata do mercado, por isso, ajuda muitas pessoas que precisam de um dinheiro extra na hora de uma dificuldade.
O consignado também pode ser solicitado pelo trabalhador que exerce alguma atividade com carteira assinada. Suas parcelas serão descontadas diretamente da folha de pagamento.
Uma das vantagens do consignado é ter taxas de juros menores das demais linhas de crédito do mercado. O empréstimo pode ser feito quando é usado para algo importante como compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa.
A outra vantagem está na facilidade de contratar o crédito, pois a burocracia não é tão grande, também a liberação do dinheiro é rápida.
A desvantagem está para quem trabalha com carteira assinada e faz um empréstimo consignado. Caso perca o emprego, terá que quitar o empréstimo de uma vez só. Por isso, ele terá de trocar o consignado por um outro tipo de empréstimo que custa mais caro.
Um outro problema é que o contrato de consignado prevê o desconto de até 30% do valor recebido na rescisão.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…