Chamadas

Governo vai usar WhatsApp à partir de hoje no Auxílio Emergencial e FGTS

À partir desta quinta-feira, 23 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que parte dos brasileiros que estão enfrentando problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderão liberar o acesso enviando documentos através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Desde a semana passada os beneficiários do Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial vem relatando o recebimento de um aviso para comparecimento à agência da Caixa portando documento de identidade afim de comprovar que são os titulares das contas e assim fazer o desbloqueio dos serviços do aplicativo.

A instituição confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de possíveis fraudes.

É preciso deixar bem claro que, apenas quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais” poderá usar o WhatsApp para o envio dos documentos. Já quem teve o acesso bloqueado devido à suspeita de fraude (cerca de 51% dos bloqueados), continuará tendo que comparecer a agência mais próxima com o documento de identificação.

Documentação enviada via WhatsApp

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, cerca de 49% das pessoas que estão bloqueadas de acessar o Caixa Tem, apresentam “inconsistências cadastrais”, sem qualquer indício de fraude.

À partir de hoje (23), as pessoas que estão com este problema poderão utilizar-se do aplicativo Caixa Tem para solicitar o desbloqueio. O próprio aplicativo lhe trará todas as instruções sobre como enviar os documentos pelo WhatsApp.

Ainda de acordo com Pedro Guimarães, com o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer no máximo em 24 horas.

Golpes via WhatsApp

O presidente da Caixa, Predo Guimarães afirmou que as pessoas não devem acessar links diretamente pelo WhatsApp ou por redes sociais. Deve ser acessado única e exclusivamente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem, pois o mesmo é o único link confiável para envio de documentos particulares ao banco.

O presidente da Caixa informa que “Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.” 

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

21 minutos ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

1 hora ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

5 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

6 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

6 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

7 horas ago