Nesta terça-feira (22), os estados brasileiros decidiram por uma alíquota fixa no valor de R$ 0,999 pelo litro de diesel. A decisão dos estados vem para atender a lei que visa reduzir o preço do combustível no país, que entrou em vigor no dia 11 de março.
A decisão dos estados refere-se a um valor maior do que o que vem sendo aplicado atualmente, onde em regra atual a alíquota cobrada considera um percentual do valor de referência na maioria dos estados.
Contudo, apesar de ter uma alíquota maior, a perspectiva das negociações é de que os estados vão poder ceder “descontos” para essa alíquota de R$ 0,999 por litro de diesel.
Todavia, como os estados vão poder conceder descontos, em regra geral, não haverá mudanças e tudo seguirá como contínua, ou seja, o consumidor final não sentirá mudanças relevantes no preço do diesel praticado nas bombas dos postos.
Apesar de não haver mudanças significativas para o consumidor final, a mudança do percentual sobre os preços para um valor fixo sobre o litro reduzirá os efeitos da alta volatilidade da cotação internacional do petróleo aos consumidores, o que atende a nova lei que entrou em vigor no dia 11.
Assim, a cobrança do imposto sobre o diesel passa a ser monofásica, ou seja, concentrada em uma única fase da cadeia de comercialização como determina a nova legislação.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…