Chamadas

Hackers invadem dados do SBT

Os dados dos funcionários do SBT foram divulgados. A informação vem de uma carta enviada pela emissora aos colaboradores, que pode ser acessada no site da TV Pop.

Conforme divulgado por um site dedicado ao mercado de TV, o SBT está notificando seus colaboradores por meio de um comunicado enviado pela Sedex e confirmando o recebimento. Esse é um procedimento sem precedentes (a maioria das empresas prefere enviar e-mail ou usar outros métodos de comunicação mais diretos) e parece mais coletar evidências de que os funcionários receberam notificações do que qualquer outra coisa.

A informação na carta é vaga. O SBT alega que recebeu em setembro um “aviso de prestador de serviço sobre incidentes de segurança ocorridos em seu domínio”, envolvendo a divulgação de informações de identificação para “funcionários, agregados e familiares”.

Parecem ser dados relacionados à folha de pagamento da segunda maior emissora do país. Esta carta não nos permite inferir quantos dos 6.000 funcionários da rede foram afetados, ou por que o SBT decidiu relatar dois meses após a notificação de seu fornecedor. “Estamos entrando em contato para informar que a causa do incidente foi corrigida, e também esclarecemos as circunstâncias do incidente e as medidas que estamos tomando para proteger seus dados.” A carta informava que fornecia o telefone 0800 e Um e-mail para funcionários que precisam de informações mais detalhadas.

O TV Pop revela que depois do vazamento o SBT montou departamento para assegurar a proteção de dados sensíveis a partir de agora. 

O setor, batizado de DPO, sigla para Data Protection Officer, está chegando um pouco tarde: as punições para esse tipo de vazamentos previstos pela LGPD, promulgada em 2018, entraram em vigor em agosto, podendo chegar até R$ 50 milhões.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

2 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

3 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

3 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

4 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

4 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

4 horas ago