Empresas do grupo:

Início » Haddad indica Gabriel Galípolo para diretoria de Política Monetária do BC

Haddad indica Gabriel Galípolo para diretoria de Política Monetária do BC

por Esther Vasconcelos
4 minutos ler

Hoje, segunda-feira (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou os dois nomes escolhidos pelo governo para ocupar as primeiras vagas abertas no Banco Central durante esta administração.

O atual secretário-executivo de Haddad, Gabriel Galípolo, que deixará o cargo na pasta, foi indicado para a diretoria de Política Monetária, enquanto o servidor Ailton Aquino dos Santos foi escolhido para a diretoria de Fiscalização.

É necessário que os nomes dos diretores do Banco Central sejam aprovados pelo Senado Federal. O BC possui oito diretores, além do presidente.

De acordo com Haddad, os nomes foram previamente aprovados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro também informou que a indicação de Galípolo para o cargo foi inicialmente sugerida pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.

O objetivo é que os indicados promovam uma maior integração entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central.

Autonomia 

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o indicado Gabriel Galípolo terá autonomia para cumprir as missões do Banco Central, assim como os demais membros do Comitê de Política Monetária (Copom) da autarquia, mas com o objetivo de “harmonizar a política fiscal e a monetária” com a intenção de “crescer com baixa inflação e justiça social”, que é a meta da atual administração.

Haddad enfatizou que Galípolo não agirá sem observar o estatuto do Banco Central e terá a mesma autonomia para cumprir as leis do BC que os outros sete membros do Copom.

Gabriel Galípolo e Fernando Haddad

Os dois indicados pelo presidente Lula, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino dos Santos, seguirão rigorosamente a mesma lei e terão a missão de harmonizar as políticas fiscal e monetária, com o propósito de promover o crescimento econômico com inflação baixa e justiça social.

O ministro também destacou que sempre foi um defensor da harmonização e coordenação das políticas fiscal e monetária, e que a nomeação de Galípolo reforçará a aproximação entre a Fazenda e o BC, buscando a convergência plena da política econômica para oferecer ao país as condições de crescer com inflação baixa.

No anúncio, Haddad afirmou que confia absolutamente em Galípolo, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Também: Haddad Viaja Ao Japão Para Reunião Do G7 Como Convidado

Gabriel Galípolo

Durante a campanha eleitoral de 2022, o economista, que já liderou o Banco Fator, foi um importante intermediário da campanha petista junto ao mercado financeiro.

De acordo com o ministro, uma das missões de Galípolo agora será integrar as equipes da Fazenda e do BC.

Gabriel Galípolo é um economista brasileiro que atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda.

Ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes de se juntar ao governo, Galípolo trabalhou como economista-chefe do banco Itaú BBA e também atuou como presidente do Banco Fator.

Durante a campanha eleitoral de 2022, Galípolo foi um importante interlocutor da campanha petista junto ao mercado financeiro e agora foi indicado para ocupar a diretoria de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More