O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) de Rio Branco tem encontrado dificuldade para manter abastecidos seus estoques de sangue com a chegada da terceira onda da covid-19, o aumento de síndromes gripais e casos de dengue em pleno inverno amazônico.
Com a arrecadação média diária abaixo do esperado, o centro está realizando uma convocação dos doadores.
Com o aumento dessas doenças, as pessoas infectadas eram consideradas inadequadas para doação porque precisavam esperar que os sintomas desaparecessem e completar a medicação prescrita.
A gerente-geral do Hemoacre, em Rio Branco, Josiane Amorim, afirma que: “Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde e, neste momento, há muitos doadores inaptos por conta da covid-19, dengue ou síndromes gripais. Nosso estoque está baixo e convocamos as pessoas que estão bem, sejam doadoras ou não, para que nos ajudem e se mobilizem para doar”.
A unidade coleta em média 50 bolsas de sangue por dia em um dia normal, e menos de 20 bolsas nos últimos dois meses.
Para facilitar o agendamento, o centro oferece três formas de atendimento aos doadores de sangue.
Pelo número de whatsapp (68) 9 9258 5551, também pelo telefone (68) 3248 1380 e pelo aplicativo Sangue Amigo, disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS.
O Hemoacre de Rio Branco funciona de segunda a sábado das 7h às 18h.
Requisitos para doar
Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar.
O intervalo mínimo entre as doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres.