A consulta aos valores esquecidos em bancos disponibilizados pelo Banco Central voltou a ser disponibilizada para consultas essa semana. Lançado em janeiro, o Sistema Valores a Receber (SRV) teve de ser retirado do ar após um número inesperado de acessos.
O que muitas pessoas ainda não sabem, é que é possível realizar a consulta para familiares já falecidos. No entanto, o procedimento dessa consulta é diferente do normal, sendo necessário fazer uma solicitação direta ao Banco Central.
Isso ocorre porque o Banco Central não permite a consulta por qualquer um, visto que essas informações são tidas como sensíveis. Também informaram que irão divulgar nos próximos dias, os procedimentos adotados para que terceiros legalmente autorizados também possam pedir o saque de valores.
A orientação valerá para herdeiros, procuradores, tutores, curadores, inventariantes e responsáveis por menores não emancipados. Para realizar o saque em contas de falecidos com certeza será necessário ser feito pelo inventariante e com autorização da justiça. No caso do órfão ou o viúvo que não tenha o inventário pronto, é possível realizar a abertura do processo direto em um cartório, sem a necessidade de ir à justiça.
Para saber se você tem dinheiro esquecido em bancos, é preciso consultar o sistema do Banco Central. Confira abaixo o passo a passo:
O sistema criou um calendário para que as pessoas físicas e jurídicas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. Foram criados três períodos, definidos a partir da data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa.
É preciso ficar atento ao horário definido pelo site após a consulta. Confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.
Antes de fazer o pedido é necessário ter em mãos certos documentos que comprovem seu parentesco com a pessoa a ser consultada. É importante se atentar que assim como a conta para si próprio, para realizar um pedido ao Banco Central é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Veja o passo a passo.
Recolhendo os documentos necessários
Enviando o pedido
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…