Imagem por @freepik / freepik
Hipertensão também conhecida como pressão alta atinge cerca de 30% dos brasileiros conforme apontado pela Sociedade brasileira de Cardiologia (SBC).
Esta é uma doença crônica e não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos.
Com o grande número de pessoas sofrendo com esse problema vem as dúvidas de quais são os benefícios do INSS que uma pessoa hipertensa tem direito e é isso que explicaremos no artigo de hoje.
O Instituto Nacional do Seguro Social destina aos segurados que se encontram incapazes temporariamente ou permanentemente dois benefícios previdenciários, sendo eles:
Auxílio-Doença: este benefício é destinado ao segurado que se encontra temporariamente incapaz para as atividades laborais.
Aposentadoria por invalidez: este já é o benefício voltado para os segurados que se encontram permanentemente incapazes de realizar suas atividades laborais.
Por ser um problema de saúde que comumente não interfere na rotina de uma pessoa, ser hipertenso não dá direito ao auxílio-doença.
Entretanto, a hipertensão pode necessitar de tratamento específico, o que pode levar o segurado a passar um determinado período afastado de suas atividades laborais.
Caso essa seja a situação do segurado será necessário passar por uma perícia médica do INSS, onde o perito do INSS irá avaliar o caso e se será liberado o auxílio-doença ou não.
Assim como em demais benefícios previdenciários para ter direito ao auxílio-doença é necessário preencher requisitos específicos, sendo eles:
Além da necessidade de tratamento por motivo de tratamento, a hipertensão é uma doença que pode levar o portador a desenvolver outros problemas, como AVC, por exemplo.
Caso a pessoa sofra um AVC e o problema o impossibilite de trabalhar ou até mesmo deixe sequelas, será possível solicitar o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, lembrando que também será preciso realizar a perícia médica do INSS.
Por isso o direito à aposentadoria por invalidez vai depender da situação em que o segurado se encontra.
Como mencionei cada benefício do INSS possui suas regras e requisitos o que também acontece no caso da aposentadoria por invalidez por isso será necessário cumprir os seguintes requisitos:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…