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Home Office: Dicas de como ser mais produtivo e separar a vida pessoal da profissional

A pandemia com o novo coronavírus acelerou um formato de trabalho que antes era evitado ou não praticado por algumas empresas: o home office.

E mesmo com a reabertura de diversos setores, muitas empresas seguem mantendo o formato. Outras fecharam escritórios e pretendem continuar com o trabalho remoto mesmo após a pandemia.

Um estudo realizado por uma empresa de recrutamento profissional mostrou que 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar de forma remota com mais frequência mesmo com a flexibilização.

Segundo a pesquisa, 74% estão preocupados com a perda de seus empregos e 52% acreditam estar trabalhando mais horas que antes.

Outro levantamento realizado pelo FGVim, centro de pesquisas sobre inovação da FGV, mostrou ainda que 56% dos profissionais que trabalham em casa encontram dificuldades em equilibrar as atividades profissionais com as pessoais.

Veja abaixo dicas e orientações de Erika Linhares, executiva especializada em habilidades comportamentais em empresas, palestrante e pedagoga, de como trabalhar de forma remota sendo produtivo, mas sem deixar de lado a vida pessoal.

Fase 1: Planejamento

1. Estabeleça seu horário de trabalho, faça sua agenda e desenhe um cronograma da sua rotina estabelecendo horários para cada tarefa.

2. Faça pausas. Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Tome um café. Antes ou depois de trabalhar, faça exercícios em casa ou assista a algum filme.

3. Escolha o melhor local de trabalho. É importante que seja longe da cama e da TV. Procure um lugar que esteja organizado para que a concentração possa fluir.

4. Defina as ferramentas que você vai usar para fazer seu trabalho e garanta que estejam funcionando, seja internet ou notebook, por exemplo.

5. Defina as tarefas por grau de importância e prazos para encerrar cada uma. Estabeleça graus de prioridade para cada atividade. Cuidado para não adiar tarefas importantes e transformá-las em urgentes.

Fase 2: Execução

1. Não durma até tarde e comece cedo. Evite dormir e acordar tarde, pois essa atitude pode dar a impressão de férias e causar improdutividade. Home office não é férias! Tente acordar próximo ao horário que já se levantava para ir trabalhar.

2. Evite distrações com TV, Instagram, crianças ou cachorro. Trabalhe e produza no período que determinou. Se procrastinar, não vai conseguir concluir tarefas no tempo programado.

3. Faça acordos nas relações familiares para que o seu dia de trabalho e o das demais pessoas que vivem na sua casa sejam mais produtivos.

Como seu marido ou esposa podem estar em casa, além dos filhos que não estão indo para a escola, é importante fazer pactos familiares.

No caso dos pequenos, é preciso combinar com eles os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos, além de permitir que eles brinquem em um ambiente da casa diferente de onde você escolheu trabalhar.

É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência, o que fará com que aprendam a conviver melhor com as pessoas e com as normas.

Marido e mulher também precisam pré-estabelecer pactos para conviverem dentro de casa como usar fone de ouvido em uma reunião virtual de trabalho e se afastar do ambiente de trabalho para fumar, por exemplo. Essas atitudes são importantes para não gerar discussões na família.

4. Não deixe de executar o que é realmente importante, pois poderá virar urgente. Faça uma lista das tarefas que você tem para fazer e vá ticando conforme for concluindo as atividades. Dá para ser produtivo em casa, mas é fundamental ser organizado.

5. Acione as pessoas mesmo à distância e aprimore os seus relacionamentos. Você não precisa esperar um encontro físico para resolver problemas. Procure as pessoas por telefone, Skype ou outra rede social.

O isolamento em casa por conta do coronavírus é apenas físico, mas você pode continuar acionando seus colegas e seu chefe normalmente.

6. Quando optar por fazer uma reunião virtual, compartilhe o material previamente para que todos tenham conhecimento do assunto a ser discutido. Dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.

7. Aproveite para pensar em como melhorar e inovar. Você terá mais tempo para isso.

Por Erika Linhares, Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, Erika Linhares, que é casada e tem uma filha, de 11 anos, e um enteado de 9, é bem ativa nas redes sociais. 

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

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