As relações de trabalho estão se modernizando e a ideia de home office na contabilidade já não soa mais tão estranha. Mas será que essa é uma boa estratégia para o seu escritório? Ela é capaz de colaborar com a produtividade das equipes ou mais atrapalha? Vamos descobrir.
Termo em inglês que define o ato de trabalhar em casa, o home office já é uma realidade. Ficou no passado aquela ideia de que isso era coisa de startup, as empresas tecnológicas. Seu crescimento como estratégia de recursos humanos em diversos nichos é uma prova disso.
A pesquisa Home Office Brasil edição 2016, conduzida pela SAP Consultoria com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), identificou umaumento de 50% no número de empresas que estão implantando a prática, na comparação a 2014.
Entre todos os negócios no Brasil que adotam o home office, 80% o fizeram nos últimos cinco anos. Hoje, revela o estudo, essa forma de trabalho faz parte de 37% de todas as empresas no país.
São números a se pensar, certamente. Mas uma expansão do trabalho remoto é aguardada com a tramitação da Reforma Trabalhista. O projeto cria duas novas formas de contratação: por trabalho intermitente (por hora) e no regime home office. Nesse último caso, deverão ser especificadas as atividades a serem desenvolvidas em contrato individual.
Parece claro que o assunto home office na contabilidade mais cedo ou mais tarde vai chegar ao seu escritório. Quer mais um indício? A pesquisa da SAP verificou também que 80% das empresas praticantes da modalidade são serviços e indústrias de transformação.
Para atividades burocráticas, que não exigem atendimento presencial, maior avanço é esperado. A rotina do contador é dinâmica, é claro, mas não inflexível.
“Gerenciamento baseado em resultados, ao invés da presença física”. Essa foi a frase escolhida por 71% das empresas participantes da pesquisa da SAP. Ela foi eleita como a que melhor define o processo de home office.
Para os escritórios contábeis, há ainda outras conclusões do estudo que valem ser observadas como pontos positivos dessa estratégia. Confira:
É claro que tais resultados refletem uma visão geral de empresas. Ainda assim, o home office na contabilidade se mostra uma oportunidade de satisfazer a equipe sem afetar seu rendimento. Ao contrário, como a pesquisa mostra, a produtividade tende a crescer dessa forma.
Mas há ainda outros fatores que se posicionam como possíveis vantagens. A otimização do tempo é um deles. Afinal, eliminar os deslocamentos do dia a dia evita que se perca minutos (ou horas) preciosos.
E o que dizer, então, da redução de custos? Ainda que o contrato de trabalho preveja o pagamento de um valor adicional pelo uso de energia elétrica, internet e telefone na casa do colaborador, esse gasto é certamente menor do que a manutenção de toda estrutura exigida por um escritório.
Particularmente quanto ao home office na contabilidade, há essa característica de estrutura bastante enxuta. Um computador conectado à internet pode ser suficiente para resolver a maioria das demandas. Se você é empreendedor individual, nada impede que monte seu escritório na própria casa, inclusive.
Embora quem adote o home office identifique maior produtividade, essa é uma questão que varia conforme o colaborador. Depende da forma como ele se organiza e prepara o próprioambiente de trabalho. Afinal, se não tiver um espaço adequado em casa, distrações não vão faltar. E elas em nada ajudam qualquer profissional a ser mais produtivo.
Para dar certo, é preciso também que haja transparência e confiança. Permitir o trabalho em casa não significa liberar das tarefas. Se não houver metas individuais e coletivas, facilmente oprofissional perde o foco. E em uma atividade que exige tanta concentração, como a contabilidade, isso pode ser fatal.
Mas é no contato com o cliente que pode estar o principal problema. Se há o hábito de visitar ou receber clientes (o que é bastante sadio), ele pode acabar prejudicado pelo home office na contabilidade. Reunião profissional na própria casa não costuma cair bem. A saída pode ser fazer com que não pareça uma casa, mas um verdadeiro escritório.
Ao pesar prós e contras do home office na contabilidade, não se pode deixar de fora dificuldades comuns. E a maior delas talvez seja a necessidade de uma mudança cultural da empresa e do contador. Não por acaso, essa questão é citada por 90% das empresas que hoje evitam a estratégia, de acordo com o estudo da SAP.
Veja a que fatores estão relacionadas as principais preocupações:
Quando o assunto é home office na contabilidade, não há certo ou errado. Tampouco se pode afirmar que vale ou não a pena para todos os escritórios. O que não se pode negar, contudo, é a necessidade de pensar a respeito.
As novas relações de trabalho estão aí e o trabalho em casa não é uma proposta futurista. Quem sabe não esteja aí o segredo para elevar a produtividade e fazer seu escritório crescer? Só você mesmo pode encontrar essa resposta.
Via ContaAzul
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…