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Para montar uma tabela de preços para seus honorários contábeis é preciso levar em consideração o tempo, custo da equipe, custo total, concorrência e margem de lucros.
A precificação dos serviços contábeis se dá pelo cálculo que cada escritório ou contador autônomo faz. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não estabelece nenhum valor base e grande parte dos sindicatos também não emite tabela de preço.
Dessa forma, cabe a cada um calcular seu honorário. Para o cliente, isso significa que existem grandes variações entre os valores cobrados, mesmo se tratando do mesmo serviço.
Para quem oferece serviços na modalidade de pacote – em que o cliente paga mensalmente ou com certa periodicidade por uma prestação recorrente de serviço –, usar um software de cobrança para contabilidade pode ajudar muito na hora de automatizar a cobrança e evitar esquecimentos tanto por parte da equipe quanto do cliente.
Uma plataforma completa ainda inclui o recurso de régua de cobrança para lembrar o contratante de fazer o pagamento, reduzindo a taxa de inadimplência e garantindo mais dinheiro no seu caixa. Que tal modernizar as coisas e deixar o sistema de cobrança agilizar processos para você se preocupar apenas em fazer um bom trabalho para o seu cliente?
Agora que você já sabe como cobrar de forma eficaz e já deixou a maior dor de cabeça de lado, basta calcular quanto vale a sua hora de trabalho.
Apesar de não existir um valor base, as variáveis para o cálculo são muito similares, senão idênticas para todos e é a partir delas que você pode montar uma tabela de honorários contábeis, seja para um profissional liberal ou para uma empresa.
O primeiro fator a ser analisado é o tempo que o contador leva para realizar cada função. Imposto de Renda e mudança de MEI para ME, por exemplo, são atividades que possuem seu próprio tempo.
Isso significa que é importante precificar cada função de acordo com sua complexidade para que as atividades que ocupem mais tempo dos contadores sejam mais caras.
Além disso, cada cliente também possui suas particularidades: uma ida à empresa ou a espera por documentos atrasados são situações que variam, mas que também ocupam o tempo dos profissionais.
Os honorários devem acompanhar também as necessidades e demandas de cada cliente, por isso, é importante ter registro dessas pequenas ações para que elas também entrem no cálculo de quanto tempo foi gasto com aquele cliente.
Aqui, devem entrar todas as despesas fixas que a empresa tem para se manter aberta. Algumas delas são:
Além de ser importante ter essa métrica para os honorários contábeis, essas são as primeiras despesas a serem revistas quando a empresa passa por problemas financeiros. Portanto, ter esses dados planilhados pode poupar tempo e esforço nesse momento.
Esse passo é mais voltado para aqueles que possuem um escritório com funcionários, já que trabalhadores autônomos dificilmente possuem outros colaboradores.
Nessa etapa, é necessário incluir todos os encargos de cada funcionário, além de seus salários. Dessa forma, você terá qual o valor de cada colaborador e pode multiplicar pelo tempo que ele se dedicou a determinado cliente.
Por exemplo, se um funcionário tem o custo de R$ 35 por hora e se dedicou 7 horas à atividade de um cliente por mês, significa que a conta desse cliente é de R$ 245,00.
Aqui, você já tem os passos que garantem o pagamento de todas as contas e dos funcionários, mas não é só isso que garante o sucesso financeiro da empresa.
A margem de lucro é super importante para qualquer empresa, porque é ela que permite que o negócio se expanda, melhore seus equipamentos e contrate mais funcionários, portanto, o lucro também deve entrar na base de cálculo do seu honorário contábil.
O recomendado por especialistas é que a sua margem de lucro corresponda a, no mínimo, 8 a 20% ao ano do capital próprio dependendo da área (comércio, indústria, prestação de serviços, etc.), ou seja, se, anualmente, sua empresa tem um custo de R$ 100 mil no ano, a ideia é que seu lucro anual seja de, no mínimo, R$ 8 mil.
Também é importante ressaltar que cada empresa conhece bem a sua realidade e qual a margem de lucro que vai atendê-la melhor. Os 15% são uma base, mas é totalmente possível que a sua empresa tenha como margem de lucro 20% ao ano, por exemplo.
Quem estabelece esse índice é o próprio empreendedor, de acordo com a realidade da sua empresa e de modo que traga rentabilidade ao negócio e retorno de investimento.
Depois de calcular todas as suas despesas e o seu lucro, é necessário comparar o valor dos seus honorários com os dos concorrentes. Afinal, se você cobrar um valor muito mais caro do que a média da sua região, fica mais complicado encontrar clientes.
Claro que cada empresa possui suas especificidades, contas e realidade, mas, geralmente, os clientes procuram pagar o menor valor possível. Por isso, é importante que seus preços não sejam tão diferentes dos outros.
Se os seus honorários estão muito altos, a nossa dica é que você, primeiramente, olhe para suas despesas e veja se tem como reorganizar essas contas.
A margem de lucro deve ser o último item visitado na horas de cortar gastos, já que ela garante seu capital de giro e que seu negócio continue crescendo e aberto.
O preço que você coloca nos seus serviços contábeis está diretamente ligado ao tamanho da sua empresa, localidade e complexidade das atividades desenvolvidas.
Esses devem ser os pontos em mente para realizar o cálculo dos honorários e, assim, conseguir manter seu negócio funcionando e atendendo os clientes da melhor maneira possível.
O primeiro passo é montar as tabelas com os custos do escritório para entender quanto de dinheiro sai da empresa em um mês. Vamos pegar o exemplo de um escritório de contabilidade fictício.
Nossa empresa fantasia possui 4 funcionários:
Vale lembrar que usamos essa empresa fictícia para preencher a tabela abaixo, mas você pode muito bem adaptá-la e usá-la com os valores do seu próprio negócio.
Custos mão de obra | Contador 1 | RH | Marketing | Contador 2 |
Salário/Pró-labore | R$ 3.500,00 | R$ 2.500,00 | R$ 3.000,00 | R$ 3.500,00 |
FGTS | R$ 280,00 | R$ 200,00 | R$ 240,00 | R$ 280,00 |
Provisão de férias | R$ 291,66 | R$ 208,33 | R$ 250,00 | R$ 291,66 |
Provisão de 13º | R$ 291,66 | R$ 208,33 | R$ 250,00 | R$ 291,66 |
Vale-transporte | R$ 300,00 | – | R$ 275,00 | R$ 154,00 |
Vale-alimentação | R$ 250,00 | R$ 250,00 | R$ 250,00 | R$ 250,00 |
Vale-refeição | R$ 250,00 | R$ 250,00 | R$ 250,00 | R$250,00 |
Total/pessoa | R$ 5.163,32 | R$ 3.616,66 | R$ 4.515,00 | 19:00 |
Total geral | R$ 18.312,30 |
Custos fixos | Valor a ser pago |
Aluguel | 1.200,00 |
Luz | 400,00 |
Água | 230,00 |
Energia | 437,00 |
Internet | 150,00 |
Telefone | 70,00 |
IPTU | 102,00 |
Móveis | 102,00 |
Anuidade CRC | 136,25 |
Contribuição sindical | – |
Café | 50,00 |
Produtos de limpeza | 64,00 |
TOTAL | R$2.839,25 |
Custos variáveis | Valor a ser pago |
Taxa de cartório | 100,00 |
Motoboy | 150,00 |
Manutenção de computador | – |
Tinta para a impressora | 100,00 |
TOTAL | 350,00 |
Uma vez que você tem tabelas de quanto gasta por mês, é necessário calcular o seu lucro e, portanto quanto de pagamento pelos honorários no mês você precisa receber.
Depois de ter em mãos os cálculos dos custos, você precisa adicionar à conta o lucro que pretende ter e, ao fim de cada mês, o valor recebido deve ser capaz de cobrir os custos e atingir o seu percentual de lucro desejado.
No nosso exemplo, a margem de lucro estabelecida é de 10% sobre o custo total anual.
Custos Totais | Porcentagem de lucro |
Lucro | 2.150,15 |
Receita Mensal | 23.651,71 |
Porcentagem de lucro | 10% |
Agora que você tem o quanto precisa receber mensalmente para cobrir seus custos e ainda garantir seu lucro, é hora de montar as tabelas por clientes.
Quantidade de funcionários | 2 |
Horas trabalhadas/mês | 160h/contador |
Custo hora/funcionário | R$ 74,00 |
Para chegar no custo hora/funcionário é necessário fazer a seguinte fórmula:
Receita mensal ÷ (quantidade de funcionários x horas trabalhadas/mês) |
Isso significa que a hora de serviço de cada um dos seus contadores deve custar, no mínimo, R$ 74,00 para que o escritório tenha capital de giro para continuar funcionando e se expandindo.
Ainda é possível fazer uma tabela para organizar seus custos com os clientes!
Cliente | Horas trabalhadas no mês | Custo | Receita | Receita – custo | Margem de lucro |
Leonardo | 120 | 8.880,00 | 9.768,00 | 888,00 | 10% |
Márcia | 100 | 7.400,00 | 7.862,50 | 462,50 | 6,25 |
Karina | 50 | 3.700,00 | 4.440,00 | 740,00 | 20% |
Júlio | 70 | 5.180,00 | 5.734,26 | 5454,26 | 10,7% |
Com essa tabela, é possível ver que alguns clientes estão abaixo do lucro de 10% e alguns bem acima. Se estiver inferior, é hora de renegociar os honorários.
Com Informações do https://www.cobrefacil.com.br/
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