Home Chamadas Horário de verão não ocorre em 2024. Confira a decisão do Governo

Horário de verão não ocorre em 2024. Confira a decisão do Governo

O anúncio levou em conta um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler

O horário de verão só vai retornar em 2025. O governo federal chegou a ventilar a possibilidade de restabelecer o mesmo. Se fosse valer em 2024, o horário de verão começaria a partir da última semana de outubro ou primeira de novembro. A proximidade da data é um dos motivos da não adoção.

Além disso, a medida repentina provocaria alteração na rotina de hospitais e companhias aéreas, gerando a necessidade de remarcação de milhares de cirurgias médicas e voos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira que após uma última reunião com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) foi concluído que não havia necessidade para decretar a medida para este verão.

Críticas a essa decisão

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criticou a decisão do governo de não retomar o horário de verão em 2024. Em nota, o setor afirmou que a deliberação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, desconsiderou os possíveis benefícios econômicos, sociais e ambientais. 

As projeções, inclusive, eram de que, caso fosse aprovada a implementação de uma hora adicional durante o dia, o faturamento mensal do setor poderia subir de 10% a 15%.

De acordo com a associação, houve uma “falta de consideração” do Ministério sobre os reflexos positivos que a retomada do horário de verão possibilitaria ao setor de bares, restaurantes, comércio e turismo.

O que é o horário de verão?

O horário de verão foi implementado no Brasil em 1931 e permaneceu em vigor de forma contínua de 1985 até 2019, quando foi revogado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro devido à baixa eficiência na economia de energia.

Horário de verão é quando há um adiantamento de uma hora no horário de Brasília para reduzir o consumo de energia elétrica e aproveitar mais a luz solar

Uma pesquisa Datafolha mostra que o índice de brasileiros que apoiam a volta do horário de verão é o menor na série histórica. Embora ainda haja uma divisão, 47% disseram ser contra adiantar o relógio em 1 hora: o mesmo percentual dos que dizem ser a favor. O resultado demonstra que o apoio ao horário de verão caiu nos últimos anos.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More