Chamadas

Horário de Verão pode voltar em 2021

O horário de verão pode voltar para ser uma arma contra a crise hídrica que o país está vivendo? O modelo teve seu fim decretado pelo governo Bolsonaro em 2019, no entanto, muitos acreditam que o horário de verão deveria voltar em 2021.

Bento Albuquerque, ministro das Minas e Energia, descartou a volta do Horário de Verão em 2021, para ele, a medida não influencia tanto assim na economia de energia.“Do ponto de vista da economia de energia não há necessidade”, segundo o Ministério.

Para os amantes do horário de verão, a notícia não é boa, o governo não pretende voltar com a prática de adiantar o relógio em uma hora.

O horário de verão é um desejo das entidades do setor de turismo, alimentação e entretenimento que estão pedindo a volta da medida ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles acreditam que com o agravamento da crise hídrica, a volta do horário de verão poderá ser uma solução para economizar energia.

Horário de Verão

O horário de verão é uma prática adotada em diversos países como medida de aproveitar ao máximo a luz solar e reduzir o consumo de energia elétrica. A medida é sempre adotada no período do verão.

O horário de verão no Brasil era adotado de outubro a fevereiro do ano seguinte. Já no hemisfério Norte, o horário de verão começa entre março/abril com término normalmente em outubro/novembro.

Os relógios são adiantados em 1 hora, a partir da meia-noite da data de início, ou seja, à meia-noite, os relógios são adiantados para 01h00.

Na data de término do horário de verão, os relógios são atrasados em 1 hora, quando for meia-noite da data de término, ou seja, quando os relógios marcarem meia-noite, deverão ser atrasados para as 23h00.

Horário de verão é prejudicial a saúde

Alguns especialistas dizem que o horário de verão ou término dele causa um desajuste do relógio biológico. Enquanto o organismo não se adapta ao novo horário, o indivíduo se sente mais sonolento e, em decorrência disso, aumenta o cansaço, diminuindo a atenção.

O trabalhador vai render menos, o aluno na escola e no cotidiano em geral, haverá mudanças significativas.
O prazo para o organismo se adaptar ao horário de verão é de uma semana. Além de sono e cansaço, é comum a queixa de alteração nos horários de alimentação e de dormir.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago