Imagem por @ViDIstudio/ freepik
Por enquanto o Governo Federal não sinalizou se vai adotar o Horário de Verão em 2023. Porém, se depender de entidades ligadas ao setor de turismo, hotelaria e gastronomia, a medida deve ser adotada neste ano. Por isso, eles enviaram dois ofícios aos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.
Após as vitórias nas urnas, o presidente Lula fez uma pesquisa por meio do Twitter para saber se o Horário de Verão deveria voltar em 2023. Os internautas responderam da seguinte forma: 66,2% é a forma da volta do Horário de Verão. Sendo 2,3 milhões de votos.
Leia Também: INSS divulga a nova tabela de contribuição previdenciária
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro por meio de decreto, extinguiu o Horário de Verão. Na época, o presidente disse que a medida seguia estudos que analisavam a economia de energia no período e como o relógio biológico da população era afetado.
A medida tinha como objetivo gerar economia no consumo de energia elétrica, que em anos anteriores, chegou a ser de 4% a 5%, em relação ao horário de pico.
Muitos brasileiros não gostam do Horário de Verão. A maioria diz não conseguir se adaptar ao novo horário. Realmente, uma mudança neste sentido tende a mexer com o relógio biológico.
No ano de 2017, pesquisadores brasileiros descobriram que menos da metade das pessoas no país que foram consultadas (45,43%) diziam não sentir nenhum desconforto com a mudança de horário. Cerca de 25% diziam continuar desconfortáveis durante todo o período de horário de verão. O estudo foi publicado na revista Annals of Human Biology, e foi feito com mais de 12 mil participantes.
Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução do consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.
Cerca de trinta países usam o horário de verão pelo menos em uma área dos seus territórios. Grande parte das terras habitadas, no Hemisfério Norte, fica em altas latitudes, onde o inverno é mais rigoroso, com o Sol se pondo muito cedo e nascendo lentamente durante o dia. No verão, o inverso ocorre. É comum o dia ainda estar claro às 20 ou até às 22 horas. Por isso, nesses lugares o horário de verão faz uma grande diferença.
Leia Também: Empresas podem aderir ao Programa Litígio Zero para renegociar dívidas
Boa parte dos países que adota a medida está situada nas regiões entre os trópicos e os polos. É possível citar os países membros da União Europeia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas), e da América do Sul (Paraguai e Chile).
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…