Com o objetivo de melhorar a qualidade e o bem-estar das futuras mães e crianças, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) inaugurou um novo espaço de acolhimento.
A construção dessa área visa fortalecer a política humanizada e proporcionar aos pacientes um ambiente mais confortável, aconchegante e privativo, separado do atendimento das urgência e emergência.
Dagmar Dutra, diretora do hospital, ressalta que o novo espaço respeita a individualidade de cada paciente.
“Esta reforma cumpre com os dispositivos da política de inclusão e diversidade, respeitando as pessoas de acordo com a cultura delas. Temos diferenças entre um atendimento de criança, de uma gestante ou de um paciente politraumatizado. Quando separamos estes ambientes, possibilitamos um atendimento mais centralizado evitando que os usuários enfrentem situações mais dolorosas do que o fato que as trouxeram aqui”.
Além disso, o novo espaço atende às medidas estabelecidas pelas organizações de Saúde e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Um hospital humanizado possibilita não apenas um melhor acolhimento de seus usuários, mas também uma recuperação mais rápida e eficaz. Esta ação reforça a nossa política de humanização e de inclusão tendo o cuidado centrado no paciente”.
Sipriano Ferraz, secretário adjunto de Políticas de Saúde, elogiou a iniciativa do HRPA.
“Além de descentralizar cada vez mais os serviços de média e alta complexidade no estado, é importante que esses serviços primem pela qualidade e humanização no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O HRPA é referência no atendimento de gestantes de alto risco referenciadas pelos municípios, dispondo de UTIs neonatal e pediátrica, além de UTIs adulto.
O hospital é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura- ASELC e mantido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa).