O câncer de colo de útero, de acordo com o Inca, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Para o ano de 2023 estimam-se 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência maior ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Todavia, há uma luz no fim do túnel. Neste mês houve a liberação de uma nova vacina contra o HPV papilomavírus humano que é capaz de prevenir 9 tipos. O HPV é um vírus que infecta a pele ou as mucosas e pode provocar verrugas na região genital e do ânus em homens e mulheres, além de câncer, dependendo do tipo de vírus.
A infecção pelo papilomavírus humano é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), mas que, na maioria das pessoas, não apresenta sintomas. Portanto, a importância de se prevenir contra o vírus através da vacina é muito importante para a saúde da mulher. O novo imunizante , chegou ao Brasil e já estava disponível em outros países, como os Estados Unidos, é fabricado pela farmacêutica MSD.
A vacina é um meio muito importante e eficaz contra o HPV. Este tipo de vírus pode ficar anos sem se manifestar. Geralmente, os primeiros sinais surgem entre dois a oito meses após a infecção pelo vírus, mas também podem demorar até 20 anos para aparecer.
Leia também: Ministério Da Saúde Inicia Distribuição Da Vacina Contra A Mpox.
Via de regra, transmite-se o HPV durante o sexo, seja ele vaginal, anal ou oral. Esse vírus fica alojado em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Vulva, períneo, bolsa escrotal e região pubiana também podem alojar o HPV.
Segundo a Diretora Médica da MSD Brasil, Marcia Datz Abadi, vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenir a infecção. Embora o imunizante seja indicado para ambos os sexos entre 9 e 45 anos, o melhor momento para receber a vacina é antes do início da vida sexual e de ter contato com o vírus.
O imunizante contra o HPV ajuda a prevenir o câncer de colo de útero, associado ao Papanicolau recorrente e a sexo com proteção, mas também protege contra o câncer de pênis, de ânus e boca.
Atualmente, na rede pública, a vacina administrada contra o HPV é a quadrivalente, disponível para ambos os sexos de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos. Por isso, a importância da vacinação para se prevenir desta doença que mata milhares de brasileiros.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…