Economia

IBC-Br Revela Resiliência na Economia Brasileira, Mesmo em Meio a Taxas de Juros Elevadas

A alta de 0,44% na atividade econômica em julho, captada pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (19), comprova que a economia se manteve aquecida no 2º trimestre, mesmo com o desafiador cenário contracionista de juros altos, afirmam economistas e analistas de mercado. A projeção para o segundo semestre permanece de desaceleração gradual.

João Savignon, chefe de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital, afirmou que o indicador, que veio ligeiramente superior à alta esperada, segue compatível com a leitura de uma atividade econômica que se mantém resiliente no 3º trimestre, a despeito do nível de aperto monetário e da dissipação dos efeitos da supersafra deste ano.

Leia também: Selic: Gestores Demonstram Expectativa de Redução de 0,50 Ponto Percentual

“Olhando um pouco mais à frente, continuamos com o nosso cenário base de desaceleração gradual da atividade ao longo do 2º semestre, mas em um ritmo mais lento que o consenso dos economistas vem apontando. Nossa projeção para o PIB de 2023 segue em 3,1%”, estima.

Para Savignon, o IBC-Br do mês refletiu principalmente a alta do comércio varejista e dos serviços, enquanto a produção industrial mostrou recuo no período.

Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos, destacou também  a revisão para cima dos índices anteriores. O crescimento do IBC-Br no 2º trimestre, por exemplo, foi revisado de 2,6% para 3,0% na comparação com o mesmo período de 2022. “Por ora, estimamos ligeiro avanço de 0,1% para o IBC-Br em agosto ante julho e expansão de 2,0% ante agosto de 2022.”

O XP Tracker para o PIB indica ligeira queda de 0,1% no 3º trimestre comparado ao 2º trimestre e um aumento de 1,9% frente ao 3º trimestre de 2022

“A atividade doméstica irá desacelerar gradualmente ao longo deste semestre. A dissipação do choque positivo da agricultura, sinais de moderação no mercado de trabalho e condições de crédito ainda apertadas apoiam esse prognóstico”, escreveu Margato em relatório. “Projetamos que o PIB do Brasil crescerá 2,8% em 2023”.

Imagem: Divulgação / Internet

Para o Santander Brasil, julho foi um mês de resultados mistos para a atividade econômica. Os dados do setor terciário indicaram uma aceleração do volume de serviços, com um crescimento de 0,5% ante o ano anterior. Nas vendas no varejo ampliado, o resultado negativo de julho foi influenciado pelo fim da renúncia tributária pontual sobre veículos, enquanto a produção industrial apresentou desempenho negativo.

“Apesar da recente surpresa positiva no resultado do PIB do 2º trimestre, continuamos vendo sinais de desaceleração para a atividade ampla à frente, especialmente para segmentos mais cíclicos, devido a condições financeiras altamente restritivas”, diz o banco.

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, afirmou o IBC-Br trouxe uma boa notícia ao mostrar que o PIB do terceiro trimestre pode ser positivo, apesar de algumas preocupações com seu desempenho.

Paulo Gala, economista chefe do Banco Master, viu como boa notícia a confirmação de que o PIOB terceiro trimestre pode ser positivo, apesar de algumas preocupações com seu desempenho.

Leia também: Atividade Econômica Teve Alta No Mês De Julho

“No geral, as perspectivas para o crescimento econômico no Brasil são positivas, o que pode impulsionar a arrecadação e as expectativas de investimento. A agenda do dia está mais esvaziada, e agora ficamos aguardando as decisões dos bancos centrais e o que eles comunicarão amanhã.”

Nicolas Borsoi, economista chefe da Nova Futura Investimentos, viu um dado de julho em linha com um cenário de estagnação da atividade no 2º semestre, mas ele comenta que isso não deve trazer mudanças de curto prazo para a condução da política monetária. “Não acho que seja suficiente para mover o BC para qualquer lado. Para mercado, o call de (corte) 0,75% no fim desse ano ou começo de 2024 ganha força”, afirmou.

Fonte: InfoMoney

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

4 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

7 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

8 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago