Fique Sabendo

Ibovespa recua com bancos, mas reação da Petrobras reduz perdas

O Ibovespa, índice da bolsa de valores de São Paulo B3, fechou em queda nesta segunda-feira (15), pressionado pelas ações de bancos, mas distante das mínimas da sessão em meio à recuperação dos papéis da Vale e da Petrobras e à disparada das ações da Cielo após acordo com o Facebook.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa teve baixa de 0,45%, a 92.375,52 pontos.

O volume financeiro alcançou 42,7 bilhões de reais, amplificado pelo exercício de opções sobre ações e cotas de ETFs na primeira etapa da sessão, que movimentou 11,16 bilhões de reais, dos quais 7,35 bilhões de reais em opções de compra e 3,81 bilhões de reais em opções de venda.

Mais cedo, o Ibovespa chegou a recuar 2,85%, pressionado pela aversão a risco no exterior por preocupações com o risco de uma nova onda de contágio do novo coronavírus, após relatos de crescimentos de casos em meio à reaberturas de várias economias do mundo.

Após o término do exercício de opções e com a bolsa de Nova York passando para o território positivo, contudo, o Ibovespa chegou a superar os 93 mil pontos na máxima, em alta de 0,3%. Mas reduziu o fôlego novamente, conforme Wall Street também arrefeceu.

O S&P 500 subiu 0,8%, após anúncio do banco central dos EUA sobre seu programa de compra de títulos corporativos que impulsionou a confiança dos investidores.

De acordo com Bruno Madruga, chefe de renda variável e sócio da Monte Bravo Investimentos, a bolsa paulista acompanhou o tom do mercado norte-americano.

No Brasil, ele destacou a notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, escolheu Bruno Funchal para assumir a Secretaria do Tesouro. “O mercado vê o nome com bons olhos.” Atual diretor de Programas na secretaria Especial da Fazenda do ministério, Funchal ocupará o lugar de Mansueto Almeida, em transição que deve ocorrer até 31 de julho.

Destaques:

– Itaú Unibanco PN caiu 2,34%, com o setor de bancos pesando no Ibovespa, embora se afastando das mínimas. BRADESCO PN perdeu 2,22%, BANCO DO BRASIL ON cedeu 0,84% e SANTANDER BRASIL recuou 2,07%. O Goldman Sachs reduziu projeções para o setor e cortou a recomendação de Itaú para ‘neutra’ e de Santander Brasil para ‘venda’, mantendo ‘compra’ para Bradesco e Banco do Brasil.

– Cielo On fechou em alta de 14%, após o WhatsApp, do Facebook, lançar um sistema de pagamento digital no Brasil em parceria com a empresa de cartões e outras instituições financeiras. Na máxima, chegou a subir 34,7%. No mercado norte-americano, STONECO e PAGSEGURO recuaram 0,1% e 2,5%, respectivamente.

– Vale On avançou 0,9%, também mostrando melhora em relação à abertura, com os futuros do minério de ferro na China fechando estáveis, após queda nos estoques da matéria-prima nos portos que apoiou os preços.

– Petrobras PN e Petrobras ON subiram 0,49% e 0,38%, nesta ordem, abandonando a fraqueza do começo da sessão conforme os preços do petróleo no mercado externo mudaram de direção e fecharam em alta, com sinais de que a demanda de combustível estava se recuperando, enquanto membros da Opep+ estavam cumprindo um acordo de corte de produção. O Brent fechou em alta de 2,56%.

– IRB Brasil RE caiu 9,92%, no terceiro pregão seguido de perdas, antes do balanço trimestral, previsto para quinta-feira. O papel tem a maior perda do índice em 2020 em meio a uma série de revezes envolvendo a resseguradora.

– Embraer ON perdeu 2,72%. A fabricante de aviões disse nesta segunda-feira que o chefe de sua unidade de aviação comercial, John Slattery, deixará a empresa para ser presidente da GE Aviation, semanas após o fracasso do acordo de 4,2 bilhões de dólares para vender a divisão para a Boeing em abril. A S&P cortou o rating da Embraer para ‘BB+’ de ‘BBB-‘.

– Via Varejo ON VVAR3.SA fechou em alta de 6,69%. A dona das redes Ponto Frio e Casas Bahia precifica nesta segunda-feira uma oferta primária de ações bilionária, com esforços restritos, cujos recursos serão usados para investimento em logística e na melhoria da estrutura de capital.

Matéria alterada às 19h46 porque a B3 corrigiu informação, contida no terceiro parágrafo, invertendo os volumes das opções de compra e de venda

Fonte: Agência Brasil – Paula Arend Laier 

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

9 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

14 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

22 horas ago