Tributos

ICMS: Entenda melhor esse imposto

O ICMS é um dos impostos mais importantes para economia dos estados brasileiros, esse tributo estadual incide sobre diversos tipos de produtos e alguns determinados serviços e contribui para saúde financeira do poder estadual.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um imposto estadual considerado não cumulativo, afinal, ele é cobrado em cada cadeia de circulação de mercadorias e serviços de transporte e telecomunicação.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda melhor o ICMS e aprenda como o fisco estadual realiza a cobrança desse tributo.

Se mantenha informado sobre os tributos!

Crédito do ICMS

Ao comprar bens ou serviços que sofram incidência do ICMS, o contribuinte que realizou a compra daquele produto ou serviço tem direito a recebimento de crédito através da escrituração deste documento nos seus livros fiscais de entrada.

Entretanto, a escrituração fornece a esse contribuinte um direito de compensação futura junto ao fisco estadual, que se refere ao ICMS pago no momento da aquisição do bem. 

Seguindo essa linha de raciocínio, quando acontece uma operação de saída, como uma venda, o contribuinte terá um débito de ICMS, sendo uma obrigação de pagamento futuro junto ao fisco. 

Por este motivo, essa forma de apuração é denominada “conta gráfica” ou “sistema não cumulativo”.

Entendendo esse imposto

O ICMS é um tributo “calculado por dentro”, nesse caso a alíquota incide sobre o preço do produto vendido ou do serviço que foi prestado e faz parte do valor do produto vendido ou serviço prestado. 

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é o imposto com maior peso na Carga Tributária do Brasil, sendo uma importante fonte de renda para os estados brasileiros. 

A alíquota deste imposto varia segundo o estado, por este motivo, para realizar o cálculo do ICMS no seu estado, procure se informar sobre a alíquota antes.

Substituição tributária (ST)

A cobrança do ICMS-ST (substituição tributária) acontece quando ocorre a transferência da responsabilidade de recolhimento deste tributo. Ou seja, nesta forma de arrecadação a responsabilidade tributária é repassada para outro contribuinte. 

A substituição tributária só pode acontecer quando a legislação permitir, portanto, quando a legislação estadual permite ocorre a transferência da responsabilidade de recolhimento do ICMS devido, como a alteração do momento do seu recolhimento. 

Essa forma de recolhimento tem como finalidade evitar a sonegação fiscal, no ICMS-ST um dos contribuintes envolvidos na operação de compra e venda fica responsável pelo recolhimento do imposto e repassa o valor para a SEFAZ.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago