Negócios

Identidade visual: Ajudando a atrair e conquistar o seu público

Uma identidade visual profissional não deve ser exclusividade de grandes negócios, pequenas e médias empresas também devem buscar se diferenciar dentro do seu segmento.

É o que afirma Dênis Costa, que dirige por mais de 13 anos a Sollide Logo é especialista na criação de logotipo para PME com foco na diferenciação e no posicionamento.

Para o especialista, um dos primeiros passos – se não for primeiro – de qualquer pequena empresa é investir na identidade visual.

Para tanto, é preciso elaborar um logotipo junto dos itens de papelaria que reflitam a essência do negócio, uma marca que demonstre seu posicionamento e que se diferencie da concorrência.

A identidade visual consiste na forma como o nome da empresa aparece nos mais diversos tipos de materiais, inclusive, nas mídias online.

É importante que siga um padrão, pois quando a marca for vista, independentemente do local, será memorizada com facilidade.

Esse cuidado oferece muitos benefícios. Veja a seguir os principais tópicos selecionados por Dênis a respeito da importância da identidade visual para pequenas e médias empresas:

  • A empresa se posiciona no mercado
  • Consumidores se identificam com a marca
  • A marca começa a ganhar notoriedade
  • Maior lucratividade para a empresa
  • Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Seu negócio se posiciona no mercado

A identidade visual é importante porque ajuda a empresa a se posicionar no mercado. Ou seja, sua marca não é uma no meio de tantas outras, mas é uma empresa posicionada em seu nicho de mercado que deixa claro qual seu diferencial competitivo e busca satisfazer os anseios de um público específico.

Isso permite que pequenas e médias empresas consolidem o seu posicionamento, ao mostrar um alto nível de profissionalismo como qualquer grande negócio.

Consumidores se identificam com a marca

Quando uma identidade visual é elaborada com profissionalismo, ela consegue estreitar o relacionamento com o seu público-alvo.

Em outras palavras, ela cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca.

Com isso, a empresa atrai e conquista o seu público, além de aumentar as chances de fidelizá-lo. O resultado é uma maior conversão de vendas e o aumento da propaganda boca a boca.

A marca começa a ganhar notoriedade

Quando sua marca começa a ser reconhecida com facilidade, seu negócio entra em um espiral de sucesso, que traz para si uma notoriedade inigualável.

Afinal, quando se cria um logotipo e os demais elementos que formam a identidade visual, o principal objetivo é que esta marca seja facilmente identificada pelo público-alvo da empresa.

Isso deve acontecer em qualquer meio online ou offline onde a marca aparecer. Quando a identidade visual é bem elaborada, cada vez mais, ela se fixa na mente do consumidor. Assim, quando ele precisar de um produto ou serviço, é da sua marca que ele vai lembrar.

Dessa forma, a identidade visual é essencial para fortalecer a marca e possibilitar que a empresa se fixe no seu segmento de mercado.

Mesmo tendo grandes empresas como concorrentes, com a identidade visual certa, pequenos e médios negócios possuem chances concretas de se destacar.

Maior lucratividade para a empresa

A identidade visual da empresa contribui com a lucratividade do negócio. Isso acontece, porque o reconhecimento e a aproximação que a marca traz garante um maior volume de vendas.

É importante lembrar que um ótimo produto, sem uma marca forte, não é nada. Como Al Ries & Jack Trout disseram em seu livro sobre Posicionamento “Não existe uma segunda chance de se causar uma boa primeira impressão”.

Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Quando uma marca é forte e bem posicionada, ela pode mudar sem medo de perder sua clientela. No entanto, essa mudança deve ser assertiva, de modo que contribua com a inovação da marca e mostre que a empresa está acompanhando novas tendências.

E claro, as mudanças devem ser feitas sem prejudicar a credibilidade até então conquistada do seu público.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago