Chamadas

IFRS: entenda o que é e qual sua importância

A sigla diz respeito a International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Informação Financeira), um conjunto de normas contábeis globais que ajuda as empresas a produzir demonstrações financeiras que podem ser comparadas além das fronteiras.

O IFRS também é projetado para facilitar a compreensão e comparação do desempenho financeiro de uma empresa por parte dos investidores. Este padrão facilita que empresas possam apresentar seus números em um âmbito intercontinental, facilitando a leitura dos dados por profissionais de outros países.

Um ponto de atenção é que, às vezes, as normas contábeis IFRS são confundidas com as Normas Internacionais de Contabilidade (IAS), que são as normas mais antigas que o IFRS substituiu em 2001.

Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil. Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores.

Leia também: Desafios Contábeis Do IFRS: Normas E Transparência Financeira Para…

Qual é o principal objetivo das normas IFRS?

O objetivo das IFRS (International Financial Reporting Standards) é padronizar as normas contábeis em nível internacional.

Ao adotar as IFRS, as empresas podem obter inúmeros benefícios, incluindo uma maior facilidade na compreensão da contabilidade em diferentes países. 

Assim, isso torna as demonstrações contábeis mais claras e comparáveis, o que é especialmente relevante para investidores, acionistas e outros interessados que desejam analisar a situação financeira e o desempenho de uma empresa de forma consistente, independentemente de sua origem geográfica.

Além disso, a implementação das IFRS melhora o compliance das empresas em suas operações e torna mais eficiente o atendimento às exigências dos investidores. 

Com a padronização, as empresas podem se internacionalizar de forma mais fluida, atraindo investidores estrangeiros e expandindo suas oportunidades de negócio em mercados globais.

A adoção das IFRS também contribui para a transparência e confiabilidade das informações contábeis. O que auxilia na tomada de decisões tanto para a administração da empresa como para os próprios investidores.

Assim, a adesão às IFRS é uma escolha que cabe a cada país. As normas foram criadas para padronizar os procedimentos contábeis globalmente, mas a adoção é voluntária e varia de nação para nação.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago