Contabilidade

Implantação de aplicativo para emissão de NFS-e facilita o trabalho da contabilidade no Brasil

O Brasil tem, atualmente, 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cidades de pequeno porte, é comum que escritórios de contabilidade atendam a empresas de municípios vizinhos. O trabalho se tornava mais demorado, pois cada prefeitura tinha um software para emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). No entanto, a partir de agora, o trabalho dos contadores se tornou mais fácil e rápido. Todas as cidades brasileiras contam com o mesmo aplicativo para a emissão de notas fiscais.

A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas, acompanhou a implantação do aplicativo e avalia que a mudança vai permitir ao profissional da contabilidade um aumento na produtividade. A medida ainda elimina os vários passos para coleta dos arquivos e garante maior agilidade, e melhoria no processo de repasse de informações à Receita Federal, além de tornar um compliance seguro para toda a categoria.

“No ambiente da contabilidade, a padronização é um fator determinante para a conformidade fiscal e celeridade no cumprimento das obrigações. Ela traz soluções tecnológicas integradas aos sistemas de governo, com softwares de gestão empresarial, fiscal e contábil. A uniformização dos dados gera celeridade e segurança na captura das informações fiscais a serem prestadas, simplificação no armazenamento, agilidade e facilidade no trânsito on-line dos dados sujeitos ao controle das administrações tributárias”, afirmou.

O CFC foi um aliado fundamental na padronização da NFS-e. Desde o início das discussões e reuniões com a Secretaria Especial da Receita Federal, o Conselho sempre se posicionou sobre a necessidade de um padrão nacional a ser adotado pelas 5.570 prefeituras.

“Com uma plataforma única, haverá, por parte das prefeituras, maior controle e precisão sobre os impostos municipais e, por consequência, a unificação das obrigações relacionadas à nota fiscal de serviços, com redução dos custos com guarda e manuseio de documentos, agilidade na gestão dos tributos com padronização na classificação dos serviços e nos processos de emissão, gerando novas oportunidades ao mercado”, explica a conselheira.

O aplicativo lançado pela Receita Federal é gratuito e permite a emissão das notas eletrônicas, a consulta às que já foram lançadas, e a conferência de eventuais registros ainda não transmitidos. O empreendedor, por sua vez, recebe notificação sobre a emissão da nota por meio de mensagem eletrônica remetida ao seu aparelho celular.

“A plataforma disponibilizada é intuitiva e segura, reduz custo para o empresário, erros na sua emissão, e facilita a troca de informações entre contratantes, empresas e governo”, ressalta Angela Dantas.

A nota fiscal de serviços no padrão nacional não é obrigatória, porém a adesão dos municípios a esta ferramenta, desde que foi lançada, tem sido satisfatória, segundo o CFC.

leia também: MEI: Microempreendedores Individuais já podem emitir NFS-E no padrão nacional

Momento da emissão da NFS-e

Na hora de emitir uma nota, o aplicativo vai solicitar o CPF ou CNPJ do empresário, a descrição do serviço prestado e o valor cobrado. Segundo a Receita Federal, o sistema é protegido por senha ou biometria, e ainda permite a emissão de NFS-e mesmo sem acesso à internet (off-line). Quando o sinal da internet é restabelecido, o app solicita que as notas fiscais geradas em modalidade offline sejam enviadas ao município.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

34 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago