Com o passar dos anos a importação e exportação deixou de ser um objetivo distante, se tornando cada vez mais acessível aos empreendedores. Por isso, é essencial conhecer as particularidades.
Muitos gestores e empreendedores buscam formas para expandir os negócios, alavancar as vendas e a lucratividade, principalmente pelo fato do cenário econômico brasileiro passar por períodos de instabilidades e crises.
Para isso, o mercado internacional oferece as oportunidades ideais para elevar as possibilidades de sucesso, e com o avanço tecnológico, exportar e importar deixou de ser algo distante e complicado, favorecendo quem deseja investir e melhorar os resultados.
Você conhece os detalhes da importação e exportação? São atividades que estão crescendo cada vez mais devido aos inúmeros benefícios que proporcionam.
Neste post, confira as particularidades de cada modalidade e informações relevantes para compreender melhor o assunto!
Com a necessidade de estabilizar o negócio e manter uma lucratividade constante e sólida, as atividades de importação e exportação estão ganhando a preferência de quem deseja chegar a um patamar de sucesso.
As inúmeras oportunidades, sejam para vender produtos fabricados no Brasil ou importar e revender no mercado nacional são extremamente vantajosas, desde que realizadas com um planejamento adequado e específico.
Motivados pelas possibilidades no mercado internacional, cada vez mais empreendedores investem na importação e exportação, com o objetivo de ampliar a atuação no negócio e o seu público alvo.
Isso tem proporcionado benefícios incríveis e maior reconhecimento do país, no cenário mundial.
Alguns fatores são determinantes para abordar a importação e exportação como uma pauta realista e estratégica para o negócio.
São aspectos que influenciam diretamente na tomada de decisão e direcionam a gestão para novas metas e desafios.
Os fatores que podem influenciar são:
A importação é um processo que consiste em comprar mercadorias ou produtos fabricados em outros países.
É uma operação que envolve uma série de fatores, desde a compra, documentações, despacho aduaneiro e a logística.
Pode ser realizada por pessoa física ou jurídica, entretanto, existe diferenças de tributação entre elas.
As possibilidade envolvem importação própria, por encomenda ou conta e ordem.
É uma atividade que consiste nas seguintes etapas:
O processo de importação é regido por leis dos países envolvidos, isso significa que são necessários procedimentos e documentos para garantir que toda a movimentação esteja regularizada e você não tenha contratempos e prejuízos.
As principais exigências são:
A exportação é um processo que consiste na saída de mercadorias ou produtos fabricados em território nacional, para o exterior.
Pode ser realizada em duas modalidades, a exportação direta e a indireta.
Uma característica importante da exportação é que os produtos fabricados para o comércio exterior devem ser adequados aos padrões internacionais, ou seja, é preciso analisar as normas técnicas, qualidade, atendimento às leis do país e certificações internacionais para certificar que o produto ou serviço atende as exigências
A primeira etapa de um planejamento para exportação é se inteirar das exigências dos países, que pretende enviar os produtos.
O ideal é contratar um profissional para ajudar a entender as especificidades, antes de tomar decisões e investir pesado.
Os documentos exigidos dependem de cada produto e leis específicas dos países envolvidos.
De forma geral, os principais são:
Não existem dúvidas que a importação e exportação podem oferecer benefícios incríveis para um negócio, contudo, para um planejamento eficiente e preventivo é indispensável conhecer também as desvantagens.
Isso dará maior embasamento nas decisões e controle para evitar riscos.
Conheça as vantagens e desvantagens da importação e exportação!
As vantagens da importação são expressivas, pois além de obter estímulo do governo, os preços são atrativos, existe grande variedade de produtos de qualidade, acesso às inovações e novidades, aumento da competitividade no mercado nacional e proporciona maior lucratividade para o negócio.
As desvantagens são notáveis pela possível demora na entrega dos produtos, oscilações cambiais, exige uma programação eficiente, necessidade de fornecedores confiáveis e burocracia para adquirir a documentação necessária.
A exportação também oferece vantagens interessantes, pois amplia a atuação de um negócio com aumento na produção e lucros.
Melhora a imagem da empresa no mercado, redução tributária, reduz a vulnerabilidade do negócio em períodos de crises no Brasil.
O custo inicial para adequar os produtos ou serviços nos padrões internacionais, dificuldades na primeira exportação, investimento em mão-de-obra qualificada, burocracias e atrasos para despachar a carga são consideradas desvantagens da exportação e precisam de um planejamento eficiente para serem evitadas.
Quem deseja investir na importação ou exportação deve realizar um planejamento minucioso, considerando todas as influências para uma gestão eficiente, se antecipando aos possíveis contratempos e buscando formas de reduzir os custos.
Nesse contexto, uma forma de reduzir os gastos é escolher um meio econômico para enviar dinheiro ao exterior, já que é um processo submetido a tarifas, que exigem atenção para evitar taxas abusivas e assim comprometer o valor final que deseja transferir.
A Remessa Online é uma empresa moderna que oferece serviços de transações internacionais com as melhores condições do mercado.
Por meio da plataforma digital, as operações são realizadas totalmente online, com todos os benefícios e praticidade que a tecnologia oferece.
A taxa é a mais baixa do mercado, fixa em 1,3% e você economiza até 8 vezes contribuindo para o seu planejamento financeiro, além dos processos serem concluídos em no máximo 1 dia útil.
Ideal para atender as suas necessidades com eficiência.
Tudo simples, operações livre de burocracias e credenciadas pelo Banco Central do Brasil, proporcionando comodidade, economia e segurança.
Aspectos que fazem a Remessa Online ser a melhor alternativa para transações internacionais.
Como você percebeu, a importação e exportação são uma grande tendência para o futuro, que devido ao avanço tecnológico, os obstáculos do mundo dos negócios se tornaram mais fáceis de serem superados, levando ao comércio global e sem fronteiras, beneficiando a todos.
Se você gostou do post e deseja saber mais sobre serviços financeiros que serão extremamente úteis nos processos de importação e exportação, acesse o site da Remessa Online e veja como podemos ajudar!
O Pix, meio de pagamento mais usado no Brasil, ganha novidades agora em 2025. Desenvolvido…
O avanço da tecnologia e a popularização das apostas online trouxeram um novo desafio para…
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…