Negócios

No mundo dos negócios é importantíssimo saber como o concorrente atua

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como o concorrente atua.

Por isso, a análise da concorrência das lojas físicas e online é essencial para a melhoria constante dos serviços ou produtos oferecidos pelas marcas.

“No competitivo mundo dos negócios, se diferencia a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende e faz.

Ao analisar as outras marcas do mesmo segmento, você tem a oportunidade de identificar as falhas deles, aprender com elas e fazer de uma forma totalmente diferente”, explica o co-fundador da Startwp, Leonardo Coelho.

Ajudando a compreender melhor como as empresas reagem à crises e oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos, segundo Leonardo Coelho, o primeiro passo é avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência.

Em seguida, analisar as estratégias atuais das outras empresas para identificar oportunidades e ameaças decorrentes de suas ações.

 “Após esses dois primeiros passos, avalie os recursos e investimentos da concorrência para estimar a capacidade que ela tem. Por fim, combine as análises e preveja quais as estratégias futuras dela”.

O co-fundador da Startwp ressalta que, observar a concorrência não deve ser algo limitado ao preço de produtos ou serviços, estrutura e localização –  nos casos de lojas físicas – mas sim, os investimentos em ações de marketing e relacionamento com o cliente.

“Imagine como se estivesse dentro da sua própria empresa, definindo quais aspectos serão avaliados como, por exemplo, canais de relacionamento, redes sociais e estratégias de atuação. Pesquise todas as informações possíveis”, explica.

Além de se diferenciar das marcas do mesmo segmento, o resultado dessa análise está na oportunidade de identificar falhas e na possibilidade de melhorar processos internos.

“Após as análises, faça as melhorias necessárias, torne o preços dos seus serviços ou produtos mais competitivos, além de impulsionar as estratégias de divulgação, atuação, foco e resultados”.

Além dos aspectos citados acima, identifique como as marcas do mesmo segmento lidam com as crises, como elas se posicionam perante causas e acontecimentos. Analise a interação, o atendimento e o pós-venda.

“Hoje, com a pandemia, sabemos que o marketing digital tem sido a grande potência das marcas dos mais diversos setores, por isso, analisar a presença do concorrente na internet é essencial.

Aproveite a oportunidade para identificar as necessidades dos consumidores e que ainda não foram atendidas por nenhuma empresa. Torne a escolha e experiência do seu cliente com a sua marca inesquecível”, finaliza Leonardo.

Por  Leonardo Coelho

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

32 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago