A STILINGUE – líder nacional de Inteligência Artificial para o idioma Português – realizou neste ano um levantamento sobre o Imposto de Renda 2019, para entender e mapear as principais conversas e preocupações em torno do assunto, que é um dos mais importantes para o cidadão e o contribuinte brasileiro. O estudo foi feito durante todo o mês de abril – de 29/3 a 27/4 – período que antecede o prazo limite para a entrega da declaração. No total, foram 38.477 menções, abrangendo Facebook, Twitter e Instagram, além de blogs, sites de notícias e comentários.
Com uma média de um pouco menos de 1,3 mil publicações por dia, o debate sobre o IR 2019 e, principalmente, sobre a declaração anual, foi ganhando força à medida que a data limite (terça-feira, 30 de abril), se aproximava. Os homensforam o principal público ativo, com 44,8% do volume, seguido por marcas, com 28,4% e mulheres com 26,8%.
Como era de se esperar, durante o período, a temática nas redes sociais girou em torno das dúvidas de como fazer a declaração, dicas de especialistas, passo-a-passo e alertas quanto ao prazo de entrega. Juntos, somaram mais de 55% das menções analisadas.
Temas em destaque: digitalização e meios mais recentes atraem atenção
A recente digitalização de alguns meios gerou dúvidas, que até então não eram tão recorrentes aos contribuintes. Como, por exemplo, se é possível declarar bitcoins e outras criptomoedas; e como declarar uma conta digital. Em 2019, a clássica declaração envolvendo contas em bancos tradicionais fez frente aos novos adeptos aos bancos digitais, como Nubank, Banco Inter, Banco Neon, Banco Original e Agibank.
Peculiaridades no negócio destas “fintechs” chamaram “atenção” dos contribuintes e reforçaram: estas empresas também possuem obrigatoriedade de fornecer informes de rendimentos a seus clientes e o contribuinte que não incluir esses dados na declaração, pode sim, cair na malha fina. (Gráfico 2)
Outros assuntos também presentes com frequência nas publicações envolveram o aumento da faixa de isenção, Reforma Tributária, Reforma da Previdência, IR Negativo, isenção para portadores de doenças graves e isenção para ONGs e projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, entre outros.
Horário das publicações mostra tendência
Um ponto interessante sobre o levantamento feito pela STILINGUE é que, em uma média geral dos últimos 30 dias, conteúdos com estas abordagens foram mais frequentes à 0h, seguido pelo início da manhã, entre 9h e 11h. (Gráfico 1)
Mais informações STILINGUE
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…